Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae quer você Dona da Conta Toda

Eventos que dão força para as mulheres empresárias


Sebrae quer você Dona da Conta Toda - Gente de Opinião

O papel da mulher de visão empreendedora é especialmente destacado pelo Sebrae, a dinâmica que essas negociantes excepcionais imprimem em suas iniciativas é razão para enaltecer suas qualidades. 

Nesta segunda-feira, 9 de março, como referência ao Dia da Mulher celebrado no domingo, o Sebrae oferece a capacitação “Você Dona da Conta Toda”. Para participar clique no link: sebrae.ro/loja e encontre o evento mais próximo de você. O evento é destinado às mulheres empreendedoras na abrangência da sede e dos escritórios regionais do Sebrae em Rondônia. Ao acessar o link, a mulher de negócios receberá as orientações para interagir nesse conteúdo que oferece cinco dicas especiais para a gestão de seu negócio: Planejamento; Conciliação Bancária; Registro de Vendas; Controle de Compras e Fluxo de Caixa. 

Um evento para tratar de finanças, prosperidade e autonomia financeira para mulheres. O Sebrae vai ensinar sobre a importância de a mulher ser dona do próprio negócio, elaborar planos e estratégias, gerenciar um time, vender e inovar.

 As participantes vão aprender sobre os benefícios de assumir a gestão financeira do negócio e sairão com a autoestima financeira fortalecida, com autonomia e independência, bem como com seus reflexos positivos tanto para sua vida pessoal como para a administração de suas atividades.

 

Dia Internacional da Mulher e o Empreendedorismo

 

Uma pesquisa realizada pelo instituto norte-americano Global Entrepreneurship Index  (GEDI) mostrou que o número de mulheres empreendedoras que desejam crescer 50% e empregar, no mínimo, 10 funcionários nos próximos cinco anos cresceu 7% em uma escala global. Mas, para que esse sonho vire realidade, elas enfrentam barreiras sociais e econômicas, fazendo com que o caminho para o sucesso seja ainda mais desafiador. 

No atual cenário do empreendedorismo feminino apontam alguns entraves que ainda existem para as mulheres crescerem nos negócios. É preciso transpor essas barreiras e o Sebrae desenvolve programas e projetos que auxiliam na capacitação, empoderamento e motivação das Mulheres Empreendedoras. É o caso do Sebrae DELAS (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso), oferecendo orientações, cursos, palestras e diversas soluções para apoiar as empreendedoras. 

Nos últimos anos, o número de mulheres que começaram a empreender cresceu muito, tanto no Brasil como em outros países. Atualmente, estima-se que cerca de 30% de todos os negócios privados do mundo são operados ou têm como idealizadora uma mulher. Esse dado seria promissor, se não fosse por um fato: apenas uma pequena parcela dessas organizações consegue ser considerada de alto impacto. 

Com a devida orientação vão entender como tratar a necessidade do planejamento financeiro com monitoramento de gastos e receitas, orçamento da empresa e gestão do fluxo de caixa. Além do conhecimento dos controles necessários à elaboração de um correto balanço patrimonial, além de conseguir controlar seu capital de giro com segurança. 

Você que é mulher de visão empreendedora, não perca essa oportunidade de crescer com sua atividade empresarial, clique no link acima e faça sua inscrição.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Confiança dos empresários do comércio diminui por conta dos juros altos e novos custos regionais

Confiança dos empresários do comércio diminui por conta dos juros altos e novos custos regionais

O setor varejista brasileiro iniciou 2026 em um cenário de cautela e desafios estruturais. Segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)