Quinta-feira, 21 de julho de 2022 - 10h42
O quinto país mais inovador do mundo, Israel receberá este mês um grupo de empreendedores rondonienses que buscam verificar boas práticas, networking e trazer diversos insights para seus negócios. É a Missão internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia, que levará sete empresários para conhecer as soluções de Inovação e Tecnologia que sempre marcaram Israel. A agenda ocorre de 22 de julho a 1ª de agosto.
Após o lançamento do edital para inscrições, houve uma seleção de proponentes para a integração da caravana que terá acesso a um dos países mais inovadores do mundo. Sem muitos recursos naturais e conhecido pelos conflitos milenares, Israel precisou buscar caminhos para se desenvolver, e a tecnologia foi um meio encontrado para fomentar esse desenvolvimento.
Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, será uma oportunidade incrível para conhecer a realidade inovadora do país: “Esta missão é muito relevante pois teremos a oportunidade de beber da fonte de um país com tantos desafios que se superou para alcançar grandes resultados. Mais do que observar e adquirir conhecimento, teremos mais uma oportunidade de prospectar novas oportunidades para os produtos amazônicos, cumprindo uma agenda de disseminação da cultura da internacionalização”, disse Samuel Almeida, fazendo alusão à agenda de reuniões programada.
Polo de Inovação mundial
Com poucos recursos naturais e raras fontes de água, Israel precisou de tecnologia e criatividade para encontrar saídas para a escassez. Não é à toa que o país foi considerado o 5º mais inovador do mundo. Hoje, é referência em tecnologias de dessalinização da água do mar. O conhecimento é exportado para outras regiões afetadas por secas e estiagens prolongadas, como a Califórnia. Além disso, Israel inventou a técnica de microirrigação, que viabilizou tornar as terras desérticas em zonas de plantio.
Israel tem a maior concentração per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas. Estima-se que a cada ano 1,4 mil startups nasçam em Israel - uma a cada 6 horas. Bem-posicionada em diversos rankings, a cidade de Tel Aviv é considerada um dos grandes hubs de startups do mundo.
Israel responde hoje por mais de 20% de todo comércio exterior brasileiro para o Oriente Médio, estando em primeiro lugar na região, com destaque para equipamentos elétricos, calçados e cosméticos e conta com grande potencial para produtos industrializados identificando-se aí, um possível gap para produtos oriundos da Amazônia, com todo apelo comercial que isso possa significar. “Uma vez que atuamos junto às cadeias produtivas prioritárias, como piscicultura, leite, cacau e café, entre outras, podemos ter aí uma conexão para futuros negócios”, acrescentou Samuel. As informações sobre a Missão Internacional estão em www.sebrae.ro/israel.
Participe da Semana S 2025. Transforme ideias em ação e faça diferença
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as Federações do Comércio de todos os estados e do Distrito Federal, Sindicat
Expectativa de vendas do Dia das Mães gera otimismo no comércio
No Dia das Mães, a ser comemorado dia 11 de maio, segundo levantamento da Rcell com apoio da ASUS, 85,7% dos lojistas esperam faturar acima de R$ 1
STJ decide: Exportação MPE’s só pagam taxa previstas no Simples
Uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu um marco importante para o ambiente jurídico das micro e pequenas empresas bra
Unidas pelo empreendedorismo: mães e filhas lideram 60% da Venda Direta no Brasil
A ascensão feminina no mundo dos negócios no Brasil é notável: 60% dos empreendedores de Venda Direta são liderados por mulheres, segundo a Associaç