Quinta-feira, 21 de julho de 2022 - 10h42

O quinto país mais inovador do mundo, Israel receberá este mês um grupo de empreendedores rondonienses que buscam verificar boas práticas, networking e trazer diversos insights para seus negócios. É a Missão internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia, que levará sete empresários para conhecer as soluções de Inovação e Tecnologia que sempre marcaram Israel. A agenda ocorre de 22 de julho a 1ª de agosto.
Após o lançamento do edital para inscrições, houve uma seleção de proponentes para a integração da caravana que terá acesso a um dos países mais inovadores do mundo. Sem muitos recursos naturais e conhecido pelos conflitos milenares, Israel precisou buscar caminhos para se desenvolver, e a tecnologia foi um meio encontrado para fomentar esse desenvolvimento.
Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, será uma oportunidade incrível para conhecer a realidade inovadora do país: “Esta missão é muito relevante pois teremos a oportunidade de beber da fonte de um país com tantos desafios que se superou para alcançar grandes resultados. Mais do que observar e adquirir conhecimento, teremos mais uma oportunidade de prospectar novas oportunidades para os produtos amazônicos, cumprindo uma agenda de disseminação da cultura da internacionalização”, disse Samuel Almeida, fazendo alusão à agenda de reuniões programada.
Polo de Inovação mundial
Com poucos recursos naturais e raras fontes de água, Israel precisou de tecnologia e criatividade para encontrar saídas para a escassez. Não é à toa que o país foi considerado o 5º mais inovador do mundo. Hoje, é referência em tecnologias de dessalinização da água do mar. O conhecimento é exportado para outras regiões afetadas por secas e estiagens prolongadas, como a Califórnia. Além disso, Israel inventou a técnica de microirrigação, que viabilizou tornar as terras desérticas em zonas de plantio.
Israel tem a maior concentração per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas. Estima-se que a cada ano 1,4 mil startups nasçam em Israel - uma a cada 6 horas. Bem-posicionada em diversos rankings, a cidade de Tel Aviv é considerada um dos grandes hubs de startups do mundo.
Israel responde hoje por mais de 20% de todo comércio exterior brasileiro para o Oriente Médio, estando em primeiro lugar na região, com destaque para equipamentos elétricos, calçados e cosméticos e conta com grande potencial para produtos industrializados identificando-se aí, um possível gap para produtos oriundos da Amazônia, com todo apelo comercial que isso possa significar. “Uma vez que atuamos junto às cadeias produtivas prioritárias, como piscicultura, leite, cacau e café, entre outras, podemos ter aí uma conexão para futuros negócios”, acrescentou Samuel. As informações sobre a Missão Internacional estão em www.sebrae.ro/israel.
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Reforma Tributária: do sonho ao pesadelo para pequenas empresas
A Reforma Tributária do Consumo, regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025, instituiu o IBS, a CBS e o Imposto Seletivo, com a proposta de sim

Fecomércio-RO recebe comitiva do Ministério do Comércio e Turismo do Peru
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio-RO) recebeu uma visita institucional de representantes do Comércio Exter

Aprenda a utilizar as opções de créditos para fortalecer e expandir o seu negócio
O acesso ao crédito continua sendo um dos principais desafios para quem deseja abrir, manter ou expandir um negócio. Pensando nisso, três novos curso

STF Abre Caminho para Recuperação de Valores Pagos a mais no DIFAL
Micro e pequenas empresas de Rondônia optantes pelo Simples Nacional podem ter valores de DIFAL a recuperar. O tema ganhou força após decisão do Supre
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)