Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae leva empreendedores ao Vale do Silício nos EUA

Ecossistema de inovação rondoniense vem sendo fomentado com série de ações


Sebrae leva empreendedores ao Vale do Silício nos EUA - Gente de Opinião

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae) acaba de lançar uma chamada pública para selecionar empreendedores para participação em uma missão empresarial com destino ao famoso Vale do Silício (Silicon Valley), referência em startups, tecnologia, inovação e modelos de negócios considerados disruptivos, ou seja, que propõem novos modelos de atuação e interação com seus públicos, além de oferecerem serviços e produtos inovadores.

A missão para a Califórnia, nos Estados Unidos, tem o objetivo de conhecer realidades e boas práticas para aprimorar a competitividade dos empresários participantes, fortalecendo o ecossistema de inovação de Rondônia, o que estimula iniciativas em busca de soluções cada vez mais inovadoras para o mercado.

O Sebrae em Rondônia destaca-se como o grande catalisador das iniciativas que visam fortalecer o Tambaqui Valley, um exemplo de ecossistema de inovação de Rondônia. Além desta grande oportunidade de estar no epicentro da tecnologia no mundo, diversas ações vêm sendo realizadas estrategicamente para o fomento dos atores desta “nova economia”.

É o caso da Cria Inovativa, mais uma iniciativa do Sebrae em Rondônia que está sendo um grande fator para preparar empreendedores neste formato. Trata-se de um curso de 16 horas que auxilia na compreensão do “universo startup”, praticamente do “zero”. Introduz o participante nesta nova linguagem e modelagem de processos, inclusive no “startapês”, familiarizando os futuros inovadores com termos e jargões próprios deste instigante universo.

Outra iniciativa que evidencia o papel do Sebrae junto a essa consolidação do ecossistema é o Capital Empreendedor, um programa nacional em que a proposta é capacitar empreendedores a negociar com investidores, aprimorando e conhecendo os principais mecanismos que influenciam investidores, sejam aceleradores, crowdfunding, investidores anjos, etc. Um grande trabalho de mentoria que fará a grande diferença para pretensos empreendedores.

Nesta semana, em uma missão empresarial, alguns colaboradores do Sebrae em Rondônia e empreendedores estão participando do Startup Summit SC 2019, em Florianópolis. Além do evento que apresenta as últimas novidades em inovação, os participantes conhecem algumas das maiores empresas do país focadas em alta tecnologia.

Esta “nova economia” para o Sebrae é algo já presente e, internamente, a instituição não tem poupado esforços para que esta cultura se fixe cada vez mais. Prova disso é que os colaboradores têm constantemente feito visitas técnicas para apropriação desses novos conceitos, deixando o corpo técnico da instituição cada vez mais em sintonia com esta virada de chave na economia mundial. Além disso tudo, o Sebrae em Rondônia preparara o Sebraelab, um novo conceito para potencializar ainda mais o ambiente criativo e inovador de Rondônia.

As inscrições para a Missão Internacional Vale do Silício, nos Estados Unidos vão até o dia 30 deste mês e maiores informações podem ser acessadas no blog do Sebrae em Rondônia www.virareal.com. As vagas são limitadas.

Mais Sobre Economia

Sebrae leva grupo de piscicultores para seminário e feira internacional

Sebrae leva grupo de piscicultores para seminário e feira internacional

Um grupo de empresários da piscicultura de Rondônia participou nesta semana da primeira edição do International Fish Congress (IFC) em Foz do Iguaçu

TCE-RO disponibiliza ao cidadão informação sobre valor pago relativo a multas e débitos imputados em suas decisões

TCE-RO disponibiliza ao cidadão informação sobre valor pago relativo a multas e débitos imputados em suas decisões

Visando facilitar ainda mais o acesso a informações públicas de interesse da sociedade, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) está disponibilizand

Alunos do Abaitará montam barraca de autoatendimento com apoio da Sicoob Credip

Alunos do Abaitará montam barraca de autoatendimento com apoio da Sicoob Credip

Comércio à base da confiança, essa é a proposta da barraca de autoatendimento montada por alunos do curso técnico em agronegócio do Centro Técnico (

Fiero e parceiros lançam os projetos Compre de Rondônia e Conecta Startup Brasil

Fiero e parceiros lançam os projetos Compre de Rondônia e Conecta Startup Brasil

A ideia do Compre de Rondônia é levar à população o conceito de que consumir o que é produzido em Rondônia, como forma de gerar emprego, adensar a c