Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae leva consultor para capacitar prefeituras do Cone Sul

Servidores que atuam nas comissões de licitação são os focos do trabalho


Sebrae leva consultor para capacitar prefeituras do Cone Sul - Gente de Opinião

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) promove mais uma caravana em favor do empreendedorismo e da geração e negócios. Desta vez, no período de 14 a 25 deste mês, vários municípios serão contemplados com consultorias em compras públicas, capacitando os servidores municipais que atuam nas Comissões Permanentes de Licitação (CPL).

O objetivo da consultoria disponibilizada pelo Sebrae Rondônia às prefeituras, é otimizar o planejamento de compras juntamente às CPL, Compras institucionais do PAA e do PNAE, as quais têm reflexo direto nos Pequenos Negócios, visto que são fornecedores de produtos e serviços para o poder público. Trata-se de uma estratégia aplicada sob a égide da Lei geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), que traz em seu escopo, diversos elementos que beneficiam os Pequenos Negócios, inclusive na relação de compras com o Poder Público.

A consultoria está sendo realizada pelo consultor Oscar Moreira, de Viçosa – MG, contratado pelo Sebrae, que tem percebido a necessidade de melhorias significativas nos processos de planejamento e suporte às CPL’s, visto que é um dos setores mais importantes da prefeitura, uma vez que a maioria das necessidades de compras da prefeitura passa por processos licitatórios.

Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae, “Será também realizado um trabalho intenso juntamente às empresas no sentido de preparar os pequenos negócios para participarem de certames governamentais, demonstrando as vantagens da licitação como sendo uma excelente alternativa de mercado”, concluiu.

Em uma análise mais a longo prazo, este trabalho vai proporcionar que o recurso circule no próprio município ou território, uma vez que a proposta é capacitar neste primeiro momento o corpo técnico das prefeituras, mas numa segunda etapa, as empresas dos próprios municípios, oportunizando a elas as orientações para participação nos processos de compras governamentais locais.

As consultorias iniciam no Cone Sul, a partir de segunda (14), nos municípios de Vilhena, Cerejeiras e Cabixi, contando com o apoio dos respectivos gestores destes municípios.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)