Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae - Equipes estão no na Caravana do Ideb

Preparação dos alunos para a Prova Brasil


Sebrae - Equipes estão no na Caravana do Ideb - Gente de Opinião

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, equinócio da primavera, três equipes do Sebrae em Rondônia deram início à terceira fase da Caravana do Ideb para mobilizar as escolas municipais e prepará-las para participar da Prova Saeb, ou Prova Brasil, que acontecerá no dia 21 de outubro. A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). 

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, está diretamente engajado no trabalho para elevar a média dos alunos de Rondônia na avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Esse trabalho faz parte das atividades do Movimento Rondônia para a Educação e com ele o Sebrae tem interesse em difundir a educação empreendedora. Nesta segunda-feira Daniel estará realizando a Rota 1 da Caravana do Ideb e visita as escolas e as secretarias municipais de educação (Semeds) de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, na terça-feira (24) estará em Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. Na Rota 2 o professor Edgar Teixeira do projeto Educação para o Futuro estará nos municípios de Cerejeiras e Colorado do Oeste na segunda e em Primavera e Parecis na terça-feira. Na Rota 3, nesta segunda, estarão as analistas do Sebrae Rita de Cássia Assis Costa e Cleide Pereira, dos projetos de educação empreendedora, em Ministro Andreazza e Presidente Médici e na terça-feira em Urupá e Mirante da Serra. Os colaboradores parceiros do Sistema de Cooperativas do Brasil (Sicoob) também participam da Caravana. 

O que essas equipes estão fazendo nos municípios para melhorar as notas do Ideb? Os colaboradores do Sebrae participantes das equipes reúnem-se com a Semed no município e fazem a entrega das apostilas que foram patrocinadas pelo Sicoob. Cada apostila, destinada aos alunos do 5º ano, tem conteúdos de Português e Matemática dirigidos à preparação para a prova Saeb, ou Prova Brasil, e ainda Cooperativismo, Educação Empreendedora e Educação Financeira. No município são preparados os professores indicados pela Semed para aplicação da apostila, que funciona como acelerador do conhecimento para realização da prova. 

Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, “A apostila é uma ferramenta de reforço elaborada por especialistas que conhecem a formatação da Prova Brasil. Com ela a escola tem a oportunidade de reforçar a preparação dos seus alunos e mais que isso, desenvolve as características do comportamento empreendedor despertando a vocação para que no futuro se tornem empresários”. 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

No final de outubro de 2025, o advogado Piraci Oliveira apresentou uma análise sobre o cenário tributário e jurídico que se desenha para os dois últ

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia celebrou mais uma importante conquista para o setor produtivo rondoniense:

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)