Segunda-feira, 23 de setembro de 2019 - 11h54

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, equinócio da primavera, três equipes do Sebrae em Rondônia deram início à terceira fase da Caravana do Ideb para mobilizar as escolas municipais e prepará-las para participar da Prova Saeb, ou Prova Brasil, que acontecerá no dia 21 de outubro. A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, está diretamente engajado no trabalho para elevar a média dos alunos de Rondônia na avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Esse trabalho faz parte das atividades do Movimento Rondônia para a Educação e com ele o Sebrae tem interesse em difundir a educação empreendedora. Nesta segunda-feira Daniel estará realizando a Rota 1 da Caravana do Ideb e visita as escolas e as secretarias municipais de educação (Semeds) de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, na terça-feira (24) estará em Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. Na Rota 2 o professor Edgar Teixeira do projeto Educação para o Futuro estará nos municípios de Cerejeiras e Colorado do Oeste na segunda e em Primavera e Parecis na terça-feira. Na Rota 3, nesta segunda, estarão as analistas do Sebrae Rita de Cássia Assis Costa e Cleide Pereira, dos projetos de educação empreendedora, em Ministro Andreazza e Presidente Médici e na terça-feira em Urupá e Mirante da Serra. Os colaboradores parceiros do Sistema de Cooperativas do Brasil (Sicoob) também participam da Caravana.
O que essas equipes estão fazendo nos municípios para melhorar as notas do Ideb? Os colaboradores do Sebrae participantes das equipes reúnem-se com a Semed no município e fazem a entrega das apostilas que foram patrocinadas pelo Sicoob. Cada apostila, destinada aos alunos do 5º ano, tem conteúdos de Português e Matemática dirigidos à preparação para a prova Saeb, ou Prova Brasil, e ainda Cooperativismo, Educação Empreendedora e Educação Financeira. No município são preparados os professores indicados pela Semed para aplicação da apostila, que funciona como acelerador do conhecimento para realização da prova.
Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, “A apostila é uma ferramenta de reforço elaborada por especialistas que conhecem a formatação da Prova Brasil. Com ela a escola tem a oportunidade de reforçar a preparação dos seus alunos e mais que isso, desenvolve as características do comportamento empreendedor despertando a vocação para que no futuro se tornem empresários”.
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Venda direta se destaca combinando duas forças do Brasil digital: WhatsApp e Pix
A combinação de atendimento direto no WhatsApp com o pagamento instantâneo via Pix consolida uma mudança clara no comportamento de compra do brasile

Mais de R$ 4 milhões circularam em 50 dias de festa no Parque da Cidade
Durante 50 dias, o Parque da Cidade serviu como uma imensa vitrine, onde quase 900 mil pessoas tiveram a oportunidade de conhecer e consumir dezenas d

MEIs devem ficar atentos aos prazos de janeiro, alerta Sebrae em Rondônia
O início de 2026 acende um sinal de alerta para os microempreendedores individuais de Rondônia. O mês de janeiro concentra prazos decisivos que podem

O governo do estado de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado (Diof) o calendário anual de pagamento de 2026, apresentando as datas para os s
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)