Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae em Rondônia: Inovação Rondoniense em Evidência no NEON 2025

Startups rondonienses participam do NEON 2025 e reforçam protagonismo no ecossistema de inovação


10 Startups de Rondônia marcam presença no NEON 2025 e fortalecem o ecossistema de inovação com o apoio do Sebrae- RO. - Gente de Opinião
10 Startups de Rondônia marcam presença no NEON 2025 e fortalecem o ecossistema de inovação com o apoio do Sebrae- RO.

O Sebrae em Rondônia marcou presença no NEON 2025, realizado em Teresina (PI), entre os dias 2 e 4 de julho, com uma delegação formada por 10 startups do estado. A missão teve como objetivo gerar novas conexões, oportunidades de negócios e aprendizados para os empreendedores rondonienses, que participaram ativamente da programação do evento, considerado um dos maiores do Nordeste voltado ao empreendedorismo inovador.

A agenda começou no dia 2 de julho com uma visita técnica ao ecossistema de inovação de Teresina, incluindo o Hub Investe Piauí, onde os participantes puderam conhecer iniciativas locais e trocar experiências. Durante a visita, o empreendedor Marcelo da Silva Ceballos da OmnixOne, destacou a importância do momento: “Foi uma oportunidade de entender como outros estados estruturam seus ecossistemas e identificar possibilidades de colaboração para o fortalecimento das startups de Rondônia”, afirmou.

Nos dias 3 e 4 de julho, o destaque ficou para as startups rondonienses que estiveram no centro das atividades do NEON. Duas empresas do estado participaram como expositoras, apresentando suas soluções ao público e potenciais parceiros. Além disso, três startups integraram as rodadas de negócios e interagiram diretamente com fundos de investimento e aceleradoras em busca de recursos e novas parcerias estratégicas.

A missão ao NEON também teve um importante componente institucional. O Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo, e o Analista de Inovação Rangel Miranda participaram da reunião do Polo Sebrae de Referência em Startups, onde foram discutidas ações integradas para impulsionar o ambiente de inovação Nacional. “O NEON reforça o quanto é fundamental conectarmos os ecossistemas da região e criarmos oportunidades reais para os empreendedores locais se destacarem no cenário nacional”, avaliou Carlos Eduardo.

No último dia do evento, Rangel Miranda mediou o painel “Da fazenda ao mercado global: como certificações e créditos verdes impulsionam exportações”, realizado no palco Impacto do NEON, reunindo especialistas e empresários do setor. Para ele, a participação de Rondônia no evento foi estratégica: “Estar no NEON 2025 com nossas startups mostra que estamos no caminho certo ao fomentar a inovação e criar pontes com os principais atores do ecossistema nacional. O saldo para nossas empresas foi extremamente positivo em termos de oportunidades e negócios”, destacou.

Com muito conteúdo, conexões e novas perspectivas, o NEON 2025 se consolidou como uma plataforma relevante para o fortalecimento do ecossistema de startups de Rondônia e para a ampliação da presença dos negócios inovadores do estado no mercado nacional.

Gente de OpiniãoDomingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresários do Vale do Jamari buscam inovação em energia solar na Intersolar South América 2025

Empresários do Vale do Jamari buscam inovação em energia solar na Intersolar South América 2025

Empresários da região do Vale do Jamari, em Rondônia, estiveram em São Paulo participando da Intersolar South America 2025, realizada entre os dias

Sebrae apoia 20 empreendedores de Rondônia no Startup Summit 2025

Sebrae apoia 20 empreendedores de Rondônia no Startup Summit 2025

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e gerar novas conexões estratégicas, Rondônia marca presença no Startup Summit 2025. De 27 a

Desafio Quero Ser Economista 2025: inscrições abertas e prêmios para alunos do Ensino Médio

Desafio Quero Ser Economista 2025: inscrições abertas e prêmios para alunos do Ensino Médio

Já pensou em transformar o que aprende em sala de aula em uma grande competição nacional? Essa é a proposta do Desafio Quero Ser Economista 2025, qu

Gente de Opinião Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)