Porto Velho (RO) sábado, 12 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae em Rondônia apresenta o Programa Cidade Empreendedora aos deputados estaduais

Programa que fortalece o desenvolvimento local vai ser oficialmente lançado nesta sexta (14)


Sebrae em Rondônia apresenta o Programa Cidade Empreendedora aos deputados estaduais  - Gente de Opinião

Visando promover o desenvolvimento econômico nos 52 municípios do estado de Rondônia e fortalecer os comércios e arranjos produtivos de cada região, o Sebrae em Rondônia, nas pessoas do superintendente Daniel Pereira e do diretor técnico Samuel Almeida,  apresentou esta semana (11), aos deputados estaduais, o Programa Cidade Empreendedora, que promove a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.

“O Programa Cidade Empreendedora é uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios”, explica Daniel Pereira, destacando ainda que, Rondônia é o primeiro estado do Brasil que apresentou o programa a 100% dos municípios e atualmente faltam apenas quatro municípios assinarem o termo de compromisso. 

“Entendemos que através de um trabalho integrado com os governos federal, estadual e municipal na atuação do Programa, podemos promover a transformação dos pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável”, frisa o superintendente Daniel Pereira.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, declarou que o Programa Cidade Empreendedora é basicamente um manual para as prefeituras sobre empreendedorismo. “Os municípios tem vários desafios que podem ser trabalhados através desse Programa. E durante a apresentação trouxe aos deputados, várias ideias que serão colocadas em prática junto às prefeituras municipais”, ressalta o presidente da ALE, Alex Redano.    

O deputado estadual Eyder Brasil comenta que o com o Programa Cidade Empreendedora o Sebrae contribui para que os novos empreendedores dos 52 municípios de Rondônia possam caminhar para o desenvolvimento. 

Lançamento

Na próxima sexta (14), às 10h, em evento on line, será realizada a cerimônia formal de lançamento do programa Cidade Empreendedora e Inovadora de Rondônia, com a participação de diversas autoridades e de todos os prefeitos que aderiram formalmente ao programa. O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Sebrae em Rondônia (www.sebrae.ro/youtube). A expectativa é que durante a cerimônia, todos os 52 gestores municipais já tenham aderido ao programa (faltam apenas 3 atualmente).

 

Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae, a iniciativa é um grande apoio aos gestores municipais: “Num primeiro momento, faremos um diagnóstico para tirar uma fotografia da situação atual do município e verificar onde estão os gargalos e os pontos de melhoria. O Sebrae pode atuar nesses pontos com orientações, consultorias e demais intervenções pois o objetivo final é sempre a geração de negócios e como o poder público pode atuar para fomentar isso. Estamos falando de desenvolvimento econômico sustentável”, pontuou Samuel.

Mais Sobre Economia

Em seis meses, Rondônia criou 2.720 empresas a mais que em 2020, aponta Jucer

Em seis meses, Rondônia criou 2.720 empresas a mais que em 2020, aponta Jucer

Contrariando as expectativas geradas pela pandemia da covid-19, o Estado de Rondônia não parou e incentivou a atividade econômica, a ponto de bater re

Empreendedores apostam nas vendas on-line para o Dia dos Namorados

Empreendedores apostam nas vendas on-line para o Dia dos Namorados

Com a proximidade de mais uma data comemorativa, muitos empreendedores estão usando a criatividade para conquistar novos clientes e aumentar o fatur

Primeira Sala do Empreendedor em uma Câmara de Vereadores é idealizada

Primeira Sala do Empreendedor em uma Câmara de Vereadores é idealizada

A Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo de Rondônia é a primeira a assinar termo de cooperação técnica para implementação da Sala do Empreend

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão no Simpi

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão no Simpi

Área econômica - “O Brasil tem dois grandes problemas: o desequilíbrio fiscal provocado pelo excesso de gastos com pessoal, em detrimento da saúde, e