Porto Velho (RO) domingo, 31 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae e Governo do Estado unidos pela Educação Empreendedora

Representantes do Sebrae, Secretários de Estado e Governador Marcos Rocha planejam parceria


Sebrae e Governo do Estado unidos pela Educação Empreendedora - Gente de Opinião

Em audiência esta semana (6), no palácio Rio Madeira, contando com a presença de quatro secretários de estado, o Governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha recebeu o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias e a Diretoria Executiva da entidade, Daniel Pereira (superintendente), Carlos Berti Niemeyer (Diretor Administrativo Financeiro e Samuel de Almeida (Diretor Técnico). A audiência contou com a presença do gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Gustavo Cezário, que veio de Brasília, especialmente para o encontro com o Governador.

 

Na pauta da reunião estava a inclusão do projeto de educação empreendedora do Sebrae aplicado com grande êxito nas redes escolares municipais, desta vez voltado ao ensino médio, em uma grande parceria com o Governo de Rondônia.

 

Presentes à reunião, os secretários de estado José Gonçalves da Silva Júnior (Casa Civil), Luiz Fernando Pereira (Finanças), Suamy Lacerda Abreu (Educação) e Pedro Afonso Pimentel (Planejamento) e ouviram do Superintendente do Sebrae uma breve explanação sobre a atuação do Sebrae junto à educação empreendedora.

 

Daniel apresentou ao governador o material didático do programa, que é uma prioridade do Sebrae em nível nacional. “É uma grande oportunidade de fazermos história pela educação de Rondônia pois, além de oferecermos conteúdos que podem auxiliar o aluno a fazer um plano de negócios no futuro, mas também concorre para melhoria dos índices oficiais de educação, combate a evasão escolar, motivação dos professores, entre tantos benefícios”, disse Daniel.

 

“Eu mesmo já fiz um curso do Sebrae,  o Aprender a Empreender. Um de nossos sonhos é justamente oportunizar aos alunos educação financeira, empreendedorismo e ensiná-los a lidar com dinheiro. Permitir que os nossos alunos sejam diferentes e tomem a iniciativa para não ficar apenas aguardando a ação do poder público”, ponderou o governador.  “O governo tem que ajudar e dar as condições para que as pessoas realizem e isso não significa, necessariamente, aumentar a máquina pública”, completou.

 

A proposta de parceria deve ser tratada junto à Seduc e a equipe técnica do Sebrae, alinhando detalhes inerentes ao projeto e adequando necessidades e disponibilidades.

 

Educação Empreendedora

 

A atuação do Sebrae para fortalecer e consolidar a cultura empreendedora vem se intensificando desde o início do ano de 2019. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que é aplicado junto às prefeituras e já alcançou mais de 30 mil alunos em 22 municípios do interior, tendo superado em muito os 8 mil alunos de 10 municípios de 2018. O Sebrae em Rondônia é signatário do Movimento Rondônia Pela Educação, que prevê, entre vários objetivos, a melhoria da qualidade da educação e dos seus índices oficiais. Com o apoio do Instituto do Sistema de Coopertivas do Brasil (Sicoob), foi criado o projeto Educação para o Futuro, onde foram distribuídas milhares de apostilas de reforço escolar oferecendo conteúdos de Português, Matemática, Educação Financeira e Empreendedorismo.

 

O Sebrae se coloca à inteira disposição para contribuir e firmar esta parceria importantíssima para alavancar não apenas os índices de educação do estado mas promover cada vez mais a cultura empreendedora e, consequentemente, alcançar o desenvolvimento econômico e social” afirmou o gerente do Sebrae Nacional, Gustavo Cesário.

 

Ao final da reunião, Daniel Pereira aproveitou a ocasião e convidou o governador Coronel Marcos Rocha e equipe para prestigiar a abertura do Fórum Sebrae de Educação Empreendedora que ocorre no próximo dia 11 de novembro (segunda), na casa de eventos Talismã II, quando o renomado educador Gabriel Chalita será um dos palestrantes. O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo 2019, inciativa que o Sebrae apoia em nível nacional.

Mais Sobre Economia

Webinar do Sebrae orienta como empreender em meio à crise

Webinar do Sebrae orienta como empreender em meio à crise

Começar um novo negócio não é uma tarefa fácil. Agora imagine começar um novo negócio bem no meio de uma crise econômica sem precedentes, provoc

Setor produtivo unido pela reabertura do comércio em Rondônia

Setor produtivo unido pela reabertura do comércio em Rondônia

As entidades do Setor Produtivo de Rondônia, formado pelo grupo Pensar Rondônia, estão confiantes com a abertura de mais atividades econômicas na se