Porto Velho (RO) domingo, 5 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae e Governo do Estado no Programa Inova Agro Rondônia

Reunião de planejamento foi realizada em Porto Velho


Sebrae e Governo do Estado no Programa Inova Agro Rondônia - Gente de Opinião

Produtores rurais serão capacitados com um programa de ações voltadas à melhoria da produtividade, é o Inova Agro Rondônia que trará vertentes de inovação para torna-los mais competitivos na gestão do agronegócio. O programa abrirá caminho para resultados mais expressivos para os produtores rurais e é uma iniciativa idealizada pela Secretaria de estado da Agricultura (Seagri) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae).

 

Em reunião realizada esta semana (2), na sede do Sebrae em Porto Velho, o diretor técnico da instituição Samuel Almeida recebeu a equipe técnica da Seagri destacada pelo secretário Evandro Padovani, conselheiro do Sebrae, e composta por Helena Sena, responsável pela pasta do agro extrativismo, Monalissa Pereira, coordenadora de agroindústria Familiar e Renata Esteves da Costa, gerente de segurança alimentar, coordenadora estadual do Programa de aquisição de alimentos do governo federal (PAA) na Seagri.

 

O Inova Agro Rondônia tem em sua estrutura a proposta de atuação direta junto ao empreendedor rural, em diversas dimensões como inovação e tecnologia, gestão da propriedade rural, inteligência de mercado, assistência técnica junto ao produtor, potencialização do ambiente de negócios com acesso a mercados com foco em investimento e custeio.

 

Segundo o diretor técnico do Sebrae Samuel Almeida, o Inova Agro vai revolucionar o setor: “Na concepção do projeto, tivemos a preocupação de mergulhar nas necessidades dos produtores rurais e por isso sugiram os eixos estruturantes. Podemos avançar muito no setor produtivo. A Seagri conhece a realidade do agronegócio do estado e vamos conectar as estratégias com o Sebrae na integração das ações e os diversos parceiros que integrarão a iniciativa”, disse ele.

 

O programa terá, em sua abrangência de atuação, diversas culturas: peixe; café; leite; cacau; floresta plantada; extrativismo (castanha); horticultura, avicultura e suinocultura sobre uma atuação praticamente em 360 graus, onde milhares de produtores poderão ser contemplados.

 

“O grande segredo é o alinhamento das ações integradas e o Sebrae faz isso com competência. O carro está em movimento, mas com este reforço ele andará mais alinhado e balanceado”, fez uma analogia Monalissa Pereira, pela Seagri.

 

O lançamento do programa será durante a Rondônia Rural Show, em maio, mas os trabalhos já estão em andamento, com levantamento de informações prévias e realizações de diagnósticos. Após esta primeira etapa, a capacitação e qualificação será realizada e, por fim, numa sequência mais lógica, serão trabalhadas estratégias de acesso a mercado.

Mais Sobre Economia

Fecomércio Rondônia destaca sobre programa de medidas de apoio ao setor produtivo

Fecomércio Rondônia destaca sobre programa de medidas de apoio ao setor produtivo

O presidente da Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho destaca aos empresários do Estado sobre o Programa de Medidas de

Enfraquecer o Sistema S não ajuda o Brasil

Enfraquecer o Sistema S não ajuda o Brasil

Há certas medidas, no meio de muitas que são corretas, que nos surpreendem pela falta de entendimento que demonstram a visão das autoridades. É o ca

Cuidados com a gestão financeira são fundamentais em meio à crise

Cuidados com a gestão financeira são fundamentais em meio à crise

Durante o período de crise causado pelo avanço da pandemia do Coronavírus, a gestão financeira - em especial, o controle do fluxo de caixa - merece at