Segunda-feira, 28 de setembro de 2020 - 16h11

Por meio de uma parceria inédita entre Sebrae em Rondônia e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), foi realizado uma capacitação específica para formação de conciliadores para atuarem na mediação de controvérsias envolvendo as Micro e Pequenas Empresas (MPE) em diversos Municípios, concorrendo para uma maior agilidade nas questões envolvendo as MPE nos municípios do interior do estado.
O Curso de Mediação e Conciliação foi realizado à distância, e ofertado para servidores públicos Agentes de Desenvolvimento e Atendentes das Salas do Empreendedor e também para Analistas Técnicos do próprio Sebrae.
As aulas iniciaram no dia 23 de Junho e proporcionaram aos alunos conteúdos que vão desde o panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos; Novo Código de Processo Civil; Lei de Mediação; Formas de disputa, Conceito de negociação; Mediação empresarial; até a avaliação, onde o aluno teve que desenvolver um artigo dissertativo.
O Curso finalizou no início de Setembro e foi um sucesso, com a certificação de 15 participantes que, além de muito conteúdo e aprendizado, puderam conhecer pessoas de municípios diferentes e fazer troca de conhecimentos e experiências durante as aulas.
A mediação é um procedimento que exige responsabilidade, imparcialidade e diálogo, que tem como objetivo oferecer àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito, a oportunidade e o espaço adequados para buscar uma solução que atenda de maneira satisfatória e justa a todos os envolvidos, seguindo princípios previstos na Lei 13.140/2015 que regulamenta a prática. A referida Lei, concede ao cidadão a oportunidade de resolver controvérsias sem precisar acionar o judiciário. Trazendo economicidade aos órgãos públicos e ainda agilidade na solução de problemas ao cidadão. Na mediação as partes podem expor seu pensamento e terão uma oportunidade de solucionar questões importantes de um modo cooperativo e construtivo.
O superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, ressalta que a entidade está atenta às necessidades dos empresários em meio à pandemia e está articulando diversas parcerias para trazer esperança de dias melhores para a população empreendedora. “Ainda está em andamento solicitação de mais um curso, em parceria com o Tribunal de Justiça, para ampliar a oferta desse tipo de serviço com maior capilaridade”, pontuou Daniel Pereira.
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia
Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!
Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)