Terça-feira, 15 de setembro de 2020 - 08h46

Desde o início da Pandemia provocada pelo Coronavírus, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) vem articulando ações em nível nacional para auxiliar o país a mitigar os impactos negativos na economia. Ao longo dos meses em que vem perdurando a pandemia, o Sebrae participou ativamente das discussões de temas que influenciam diretamente nas cadeias produtivas federais e estaduais.
Segundo o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, em função das rápidas mudanças no cenário econômico, da perda de inúmeros postos de trabalho, e do estabelecimento da Transformação Digital que vem marcando uma mudança de era, é preciso uma atuação forte, imediata e alinhada para que haja a maximização dos resultados no menor espaço de tempo. Os recursos diminuíram, mas a população continua crescendo e com isso vem as necessidades básicas, como alimentação, saúde, segurança, educação, etc.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, ressaltou durante o lançamento da Rede de Ecossistemas: “Temos a necessidade de o Estado, Municípios e todas as entidades que representam o setor produtivo do Estado, atuarem com sincronia, haja vista que é prioridade concentrar esforços para apoiar os pequenos negócios urbanos e rurais".
Nesse sentido, o Sebrae em Rondônia contratou consultores especialistas, além de disponibilizar os próprios analistas técnicos da entidade, com expertise em Desenvolvimento Econômico territorial para auxiliar os 52 Municípios na retomada Econômica.
Para as lideranças locais receberem esse apoio do Sebrae, basta apenas que elas de inscrevam no link www.sebrae.ro/rede. Alguns Municípios já iniciaram suas reuniões e estão implementando ações práticas para promover a geração de ocupação, emprego e renda.
O Sebrae em Rondônia reforça a necessidade do protagonismo das lideranças dos 52 Municípios. A força de vontade, a atitude, a ação de cada liderança local, de cada representante de entidade que está estabelecido em cada Município do Estado de Rondônia é que será o motor de arranque da economia de cada Município. O Sebrae está à disposição para apoiar a todos, mas a inscrição e a transformação nos municípios, dependem da proatividade dos atores locais.
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa
A contagem regressiva para a Reforma Tributária começou, mas o setor produtivo parece estar caminhando no escuro. Uma pesquisa recente realizada pel

Dívida Ativa com prazo prorrogado e DTE obrigatório: empresas com atenção redobrada até 29 de maio
Empresas de todos os portes precisam redobrar a atenção em 2026 diante de duas mudanças relevantes no cenário tributário brasileiro: a prorrogação d

Economia de mais de R$ 368 milhões em licitações garante mais investimentos em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Contratos, Convênios e Licitações (SMCL), garantiu, em 2025, uma economia superior a

Reforma Tributária e os pequenos negócios
A Reforma Tributária do Consumo começa a sair do papel a partir de 2026 e vai mudar, de forma gradual, a maneira como os impostos sobre produtos e s
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)