Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae alcança feito inédito e figura entre as 10 marcas brasileiras mais fortes

Ranking que avaliou 1.700 empresas brasileiras considera a relevância da marca e do negócio, além da sinergia entre os produtos e serviços na experiência ao consumidor


Sebrae alcança feito inédito e figura entre as 10 marcas brasileiras mais fortes - Gente de Opinião

No ano em que completa 50 anos, o Sebrae alcançou mais um importante marco na sua trajetória ao ter sua marca avaliada entre as 10 mais fortes do Brasil, ao lado de players como Nubank, Ifood, Tramontina, O Boticário, Americanas e Magazine Luiza. O BAV é o maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo e mensura o vínculo emocional com os consumidores. Essa conquista, de acordo com especialistas, resulta da relevância do Sebrae enquanto guardião das micro e pequenas empresas e por sua rápida digitalização e adequação às necessidades do segmento durante e após a pandemia. 

No Brasil, o ranking avaliou 1.700 marcas brasileiras a partir de quase 17.000 entrevistas realizadas entre outubro e dezembro de 2021. O estudo mensura a força das marcas e o nível de “share of heart”, capturando tanto marketing inputs quanto a resposta do consumidor final. A pesquisa considera 48 atributos dentre as dimensões de diferenciação, relevância, estima e familiaridade – como responsabilidade social, originalidade, progresso, dinamismo, confiança, utilidade e valor agregado. O estudo é uma realização da ISTOÉ Dinheiro, com desenvolvimento da TM20, BAV, WPP e Superunion. 

O fundador da consultoria TM20 branding, Eduardo Tomiya, explica que esse é o resultado da dimensão do Sebrae e do papel de apoio ao segmento durante a pandemia. “O Sebrae possui uma das marcas mais fortes no Brasil. Esse é um belo reconhecimento de uma marca que já era conhecida, mas aparentemente está sendo mais relevante na vida das pessoas. É uma espécie de devolutiva a tudo que a instituição tem entregado como grande parceira dos pequenos negócios”, afirma o especialista. A comparação foi realizada com empresas cujas marcas tradicionalmente são muito fortes, como bancos, cervejarias e redes varejistas. 

“Esse é o fruto do nosso trabalho de caminhar lado a lado com os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Pela primeira vez o Sebrae entrou nesse ranking e já com apareceu com essa performance entre os TOP 10. Esse é um grande marco, sobretudo no ano do cinquentenário, e o mérito é de todo o Sistema Sebrae. Essa conquista referência nossa história e já indica potencial de futuro do Sebrae”, completa Melles. 

Esta edição da pesquisa demonstrou claramente que, após a pandemia, as pessoas estão mais conscientes do seu papel da sociedade, ao trazerem valores relacionados à responsabilidade social apareceram como muito relevantes. Outro ponto alto, segundo Tomiya, é que o digital trouxe muitas empresas da nova economia, pois quebraram-se algumas barreiras de entrada que antes eram muito fortes. “O Sebrae é, por natureza, assistencial, enquanto guardião das micro e pequenas empresas, e ainda conseguiu rapidamente reinventar os atendimentos e seguir o caminho da digitalização”, finalizou o especialista.

 

Critérios do ranking 

Os critérios para a elaboração do ranking das marcas mais fortes, a partir do resultado da pesquisa do BAV englobam dois critérios essenciais: a diferenciação, quanto a marca captura dos 48 atributos da pesquisa e a relevância, o quanto a cultura da marca é relevante na vida dos consumidores. A partir destas duas dimensões do estudo houve o ranking das marcas brasileiras mais fortes.

Sebrae alcança feito inédito e figura entre as 10 marcas brasileiras mais fortes - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento literário em Porto Velho: "Um Estudo de Desenvolvimento Econômico"

Lançamento literário em Porto Velho: "Um Estudo de Desenvolvimento Econômico"

Porto Velho se prepara para um evento de grande importância para o cenário intelectual e econômico: o lançamento do livro "Um Estudo de Desenvolvime

Porto Velho recebe o Encontro Estadual das Salas do Empreendedor 2025

Porto Velho recebe o Encontro Estadual das Salas do Empreendedor 2025

No dia 6 de novembro, Porto Velho recebe o Encontro Estadual das Salas do Empreendedor 2025, das 8h às 18h, no Hotel Golden Plaza, na Av. Jorge Tei

 Missão ABF gera frutos: novas franquias são inauguradas em Machadinho após missão do Sebrae

Missão ABF gera frutos: novas franquias são inauguradas em Machadinho após missão do Sebrae

No dia 28 de outubro, às 8h, serão inauguradas duas franquias — uma agência de viagens e uma ótica — na Av. Machadinho (ao lado do Rei do Pano), no

Empreender cedo se torna meta de uma nova geração de brasileiros

Empreender cedo se torna meta de uma nova geração de brasileiros

Três em cada dez jovens brasileiros, entre 18 e 27 anos, declararam ter como maior objetivo profissional abrir o próprio negócio, segundo estudo rea

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)