Terça-feira, 14 de junho de 2022 - 16h37

No ano em que completa 50 anos, o
Sebrae alcançou mais um importante marco na sua trajetória ao ter sua marca
avaliada entre as 10 mais fortes do Brasil, ao lado de players como Nubank,
Ifood, Tramontina, O Boticário, Americanas e Magazine Luiza. O BAV é o maior e
mais tradicional estudo sobre marcas no mundo e mensura o vínculo emocional com
os consumidores. Essa conquista, de acordo com especialistas, resulta da
relevância do Sebrae enquanto guardião das micro e pequenas empresas e por sua
rápida digitalização e adequação às necessidades do segmento durante e após a
pandemia.
No Brasil, o ranking avaliou 1.700
marcas brasileiras a partir de quase 17.000 entrevistas realizadas entre
outubro e dezembro de 2021. O estudo mensura a força das marcas e o nível de
“share of heart”, capturando tanto marketing inputs quanto a resposta do
consumidor final. A pesquisa considera 48 atributos dentre as dimensões de
diferenciação, relevância, estima e familiaridade – como responsabilidade
social, originalidade, progresso, dinamismo, confiança, utilidade e valor
agregado. O estudo é uma realização da ISTOÉ Dinheiro, com desenvolvimento da
TM20, BAV, WPP e Superunion.
O fundador da consultoria TM20
branding, Eduardo Tomiya, explica que esse é o resultado da dimensão do Sebrae
e do papel de apoio ao segmento durante a pandemia. “O Sebrae possui uma das
marcas mais fortes no Brasil. Esse é um belo reconhecimento de uma marca que já
era conhecida, mas aparentemente está sendo mais relevante na vida das pessoas.
É uma espécie de devolutiva a tudo que a instituição tem entregado como grande
parceira dos pequenos negócios”, afirma o especialista. A comparação foi
realizada com empresas cujas marcas tradicionalmente são muito fortes, como
bancos, cervejarias e redes varejistas.
“Esse é o fruto do nosso trabalho de
caminhar lado a lado com os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae,
Carlos Melles. “Pela primeira vez o Sebrae entrou nesse ranking e já com
apareceu com essa performance entre os TOP 10. Esse é um grande marco,
sobretudo no ano do cinquentenário, e o mérito é de todo o Sistema Sebrae. Essa
conquista referência nossa história e já indica potencial de futuro do Sebrae”,
completa Melles.
Esta edição da pesquisa demonstrou
claramente que, após a pandemia, as pessoas estão mais conscientes do seu papel
da sociedade, ao trazerem valores relacionados à responsabilidade social
apareceram como muito relevantes. Outro ponto alto, segundo Tomiya, é que o
digital trouxe muitas empresas da nova economia, pois quebraram-se algumas
barreiras de entrada que antes eram muito fortes. “O Sebrae é, por natureza,
assistencial, enquanto guardião das micro e pequenas empresas, e ainda
conseguiu rapidamente reinventar os atendimentos e seguir o caminho da
digitalização”, finalizou o especialista.
Critérios do ranking
Os critérios para a elaboração do
ranking das marcas mais fortes, a partir do resultado da pesquisa do BAV
englobam dois critérios essenciais: a diferenciação, quanto a marca captura dos
48 atributos da pesquisa e a relevância, o quanto a cultura da marca é
relevante na vida dos consumidores. A partir destas duas dimensões do estudo
houve o ranking das marcas brasileiras mais fortes.

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