Quinta-feira, 22 de maio de 2025 - 11h35

Com uma economia forte e em pleno desenvolvimento, Rondônia
é, segundo a Resenha Regional do Banco do Brasil
(https://www.bb.com.br/docs/portal/utg/ResenhaRegional.pdf), atualizada em
maio, o estado que tem a estimativa de alcançar o segundo maior crescimento do
Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025, com projeção de chegar a 4,7%.
Segundo o relatório, Rondônia está empatado com o Mato Grosso do Sul e superado apenas por Mato Grosso (5,8%). Para o governador Marcos Rocha, o resultado extremamente positivo para a economia rondoniense mostra a força e compromisso do Governo de Rondônia, juntamente com a população, em tornar o estado cada vez mais um destino próspero no Brasil.

''Estamos em um momento econômico muito positivo para Rondônia, isso significa que as empresas têm um ambiente adequado para prosperar, que nossos produtores estão tendo boas safras e produções, que o comércio, e serviços, e todos os setores estão aquecidos, o que fortalece a geração de emprego, a qualidade de vida da nossa população, e o progresso do estado, um resultado de políticas públicas sérias, voltadas para beneficiar a todos, com uma vida mais digna e feliz'', afirma Marcos Rocha.
CENÁRIO OTIMISTA
O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), destaca que a estimativa representa a força do empresariado, do agro, do comércio, dos serviços e dos empreendedores de todos os setores. “Esses dados demonstram a potência que é Rondônia. E mais do que isso: mostram que precisamos reconhecer e celebrar as forças que já temos e continuar avançando.”
O PIB é resultado da soma dos bens e serviços produzidos no estado, e quando cresce é porque a economia está indo bem. Em Rondônia, entre os fatores que contribuem para o resultado está a produção de alimentos para o Brasil e o mundo, que cresce em quantidade e qualidade. Com o dinamismo do agronegócio, o comércio e serviço no estado também estão em alta. O setor de serviços cresceu 18,3% em fevereiro em relação aog mês anterior. No comércio varejista, Rondônia teve o melhor desempenho do Brasil, com 5,2% de aumento, no mesmo período.
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Sebrae destaca atualizações do Fundo Garantidor BNDES-Sebrae para ampliar acesso ao crédito
O Fundo Garantidor BNDES-Sebrae (FG BNDES-Sebrae) passou por atualizações que ampliam sua capacidade de apoiar microempreendedores individuais (MEIs

CNC: endividamento sobe pelo quinto mês consecutivo e quebra novo recorde
Ao alcançar o quinto mês seguido de alta e renovar o maior patamar da série histórica aos 81,6%, o endividamento dos consumidores brasileiros expõe

SIMPI defende reajuste dos limites do MEI e do Simples e critica resistência do governo federal
O Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia (SIMPI) voltou a defender a atualização dos limites de faturamento do Microempreende

Dia dos Namorados em Rondônia projeta um crescimento acima da média
O Dia dos Namorados promete aquecer a economia brasileira este ano. Segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o comércio varejis
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)