Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Rondônia: oferta de vagas pelo Sine Estadual aumenta em 246% em 2019


Rondônia: oferta de vagas pelo Sine Estadual aumenta em 246% em 2019 - Gente de Opinião

Assinar a carteira de trabalho é o sonho de muitos, e essa procura reflete no Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Governo do Estado. As esquipes se esforçam para atender a grande demanda, buscando facilitar a relação entre empregador e empregado. O trabalho e dedicação garantem resultados: uma vaga no mercado de trabalho.

Jhessica Kimberly desde 2015 sonhava com esse grande dia, e após inúmeras tentativas entregando currículo, decidiu procurar o Sine Estadual, e em poucos dias já foi contratada.

“Eu já deixei currículo em toda a cidade praticamente, sem sucesso. E agora não estou nem acreditando que vou começar a trabalhar. Foram quatro anos nessa espera e se não fosse o Sine, estaria até agora desempregada”, declarou emocionada a jovem. 

A coordenadora do Sine, Thaysa Servo, explica que em outubro deste ano o número de vagas oferecidas superou as expectativas com 246,67% de aumento, em relação ao ano passado. E o número de pessoas que foram colocadas no mercado de trabalho também aumentou para 441,18% ainda no mês de outubro. O resultado é mais do que satisfatório, segundo a coordenadora.

“Próximo ao fim do ano as vagas para empregos, principalmente os temporários, aumentam bastante. Em outubro tivemos esse salto na oferta de vagas que rapidamente foram preenchidas. Para nós é uma alegria poder fazer a conexão entre a empresa e o trabalhador, e ver os resultados desse trabalho”, ressaltou Thaysa.


Rondônia se destaca com uma das menores taxas de desemprego do país com apenas 6,7% - Gente de Opinião
Rondônia se destaca com uma das menores taxas de desemprego do país com apenas 6,7%

RONDÔNIA É DESTAQUE NACIONAL

Rondônia se destaca com uma das menores taxas de desemprego do país com apenas 6,7%

Segundo a coordenadora em relação aos demais estados da federação,  Rondônia alcançou em 2019 a segunda menor taxa de desemprego do país, ficando atrás apenas de Santa Catarina. Enquanto outros estados como Pernambuco, Amapá e Bahia estão com taxas acima de 15%, 16% e 17% de desemprego.

“Esse dado é importante para mostrar que temos focado e trabalhado para diminuir esse índice ainda mais. O governo do estado tem dado todo o suporte para alcançarmos essa meta. Estamos ainda fazendo estudos de forma que possamos ajudar o empregador e as empresas”, destacou a coordenadora.

COMO CONSEGUIR UMA VAGA

O Sine facilita o acesso às vagas para a população ficar informada. Após realizar um cadastro no órgão, logo o trabalhador começa a fazer parte dos grupos onde são postadas as informações. Além das redes sociais, o trabalhador pode ainda baixar o aplicativo (Sine Fácil), desenvolvido pelo governo federal para ficar por dentro de tudo.

“O Sine funciona todos os dias das 7h30 às 17h, sem intervalo no atendimento. Com o aplicativo Sine Fácil, o trabalhador pode ainda reservar aquela vaga. Nós estamos sempre aqui dando suporte e tirando dúvidas para que ele possa entrar no mercado de trabalho”, finalizou Thaysa.

Mais Sobre Economia

Inscrições para Sebrae Conecta Startup vão até dia 5 de julho

Inscrições para Sebrae Conecta Startup vão até dia 5 de julho

Sabe aquelas histórias consagradas que algumas das maiores empresas de tecnologia hoje foram concebidas nas garagens e bancos de escolas ou faculdades

Transferência internacional de valores: como fazer

Transferência internacional de valores: como fazer

Existem muitas maneiras para enviar dinheiro para o exterior. Conheça as mais seguras.As relações internacionais estão cada vez mais frequentes e ne

Salões precisam se reinventar e adotar novas práticas aguardando a reabertura

Salões precisam se reinventar e adotar novas práticas aguardando a reabertura

Em vários estados e municípios do país, as atividades econômicas começam a ser retomadas gradativamente, após mais de quatro meses de isolamento socia