Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

Rondônia criou 2,5 mil vagas com carteira assinada em junho

Saldo positivo também foi registrado em todo o Brasil. Mais de 277 mil brasileiros conseguiram emprego formal no mês passado


Rondônia criou 2,5 mil vagas com carteira assinada em junho - Gente de Opinião

O estado de Rondônia fechou o mês de junho com um saldo positivo de 2.501 postos de trabalho formal preenchidos. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, a tendência de crescimento é observada no estado rondoniense desde o último fevereiro. 

As informações foram divulgadas, nesta quinta-feira (28), e fazem parte do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). 

Em relação aos demais estados da Região Norte, Rondônia ocupa a terceira posição na criação de vagas de emprego com carteira assinada. Apenas o Pará e o Amazonas registraram maior efetivo de contratações: 9.833 e 5.235, respectivamente.

 


Os cinco grupos de atividade econômica: Serviços, Comércio, Indústria, Agropecuária e Construção registraram avanço nas contratações formais. 

O grande destaque em Rondônia foi o setor de Serviços, que somou 959 vagas do total, principalmente em atividades de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.  

Na sequência, aparece o setor de Comércio, que registrou o preenchimento de 590 postos de trabalho somente no mês de junho. 

O terceiro maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor da Construção, com 381 postos. A Indústria e a Agropecuária são as últimas colocadas no ranking dos grupos de atividades, registrando 329 e 242 vagas, respectivamente. 

Em toda a Região Norte, foram registrados 21.780 postos formais, com o pódio formado por Pará, Amazonas e Rondônia. Na sequência, estão: Tocantins com 1.621 novos empregos; Acre, com 1.192 vagas; Amapá, com 869; e Roraima, que teve 529 contratações em junho. 

No Brasil, junho foi o sexto mês consecutivo com saldo positivo na geração de vagas de empregos formais. Mais de 277 mil pessoas foram contratadas no mês passado. Desde 2019, mais de 4,5 milhões novos postos de trabalho foram criados.

 

CENÁRIO NACIONAL 

No acumulado de janeiro a junho de 2022, o Brasil registrou um saldo de 1.334.791, de novos empregos formais, decorrente de 11.633.347 admissões e 10.298.556 desligamentos. Os dados indicam um aquecimento da economia, visto que o total de admissões no período foi 14,2% superior ao mesmo período de 2021. 

Ainda, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há indícios da recuperação continuada do mercado de trabalho. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pela instituição, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,3%, entre os meses de abril e junho. É a menor taxa do período desde de 2015.

Mais Sobre Economia

Amazônia Delas apresenta o empoderamento feminino nos negócios

Amazônia Delas apresenta o empoderamento feminino nos negócios

O Sebrae em Rondônia apresenta um grande evento para celebrar o empreendedorismo feminino. É o Amazônia Delas, um momento ímpar para debater os desa

Como tirar o extrato CNIS na Caixa Econômica Federal?

Como tirar o extrato CNIS na Caixa Econômica Federal?

O CNIS é um documento muito importante para a aposentadoria. Ele também é um arquivo que compila todos os documentos necessários para solicitar a sua

Giro Empreendedor celebra um ano de criação com palestra para empreendedores em Porto Velho

Giro Empreendedor celebra um ano de criação com palestra para empreendedores em Porto Velho

Celebrando o primeiro ano de criação e execução do programa “Giro Empreendedor”, a Prefeitura de Porto Velho promove, na próxima sexta-feira (19), à

Consórcios intermunicipais têm agenda relevante no evento Líderes da Amazônia

Consórcios intermunicipais têm agenda relevante no evento Líderes da Amazônia

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pretende homenagear líderes regionais que contribuem de maneira significativa pa