Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Regionais do TCE no interior do Estado serão desativadas a partir desta segunda-feira


Regionais do TCE no interior do Estado serão desativadas a partir desta segunda-feira - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou, na última semana, ofício a todos os gestores municipais e demais entes jurisdicionados informando sobre a desativação, a partir desta segunda-feira (1º), das Secretarias Regionais de Controle Externo, localizadas nos municípios de Vilhena, Cacoal e Ariquemes.

 

Segundo a direção do órgão, trata-se de medida para diminuição de despesas, em especial para que seja respeitado o teto de gastos estabelecido na forma da Lei Complementar n. 156/16, que exige que sejam revisados os gastos públicos por contas do atual cenário econômico-financeiro por que passa a administração pública.

 

Especificamente em relação ao TCE-RO, este já vem executando há algum tempo um plano de contenção de gastos, o qual, este ano, incluiu a desativação das Secretarias Regionais de Controle Externo e a subsequente alienação dos seus prédios, a fim de que os valores apurados sejam revertidos ao Fundo Previdenciário Financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Iperon).

 

SEM PREJUÍZO

 

No documento, a Alta Direção do Tribunal de Contas ressalta que o encerramento das atividades das regionais não implicará prejuízo no que se refere à atividade primordial do TCE, que é a fiscalização dos gastos públicos, uma vez que foram feitos investimentos em novas soluções tecnológicas e de controle, incluindo sistemas e ferramentas de inteligência artificial, entre outros.

 

No caso específico da população, destacam-se os investimentos nos canais de comunicação e interação com a Corte de Contas, como a Ouvidoria (por meio do serviço gratuito de telefonia, 0800 645-8750, e o e-mail ouvidoria@tce.ro.gov.br), o aplicativo Opine aí, portal Tô no Controle, entre outras importantes ferramentas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Manter as contas em dia nem sempre é fácil, e imprevistos podem atrapalhar qualquer orçamento. Nessas horas, muitas pessoas se perguntam como consegu

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?No dia 29 de agosto de 2025, a Receita Federal publicou a Instrução Nor

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

A Jornada Estratégica da Contabilidade foi realizada na última sexta e sábado (29 e 30), na Faculdade Faavo, em Vilhena. O encontro, apoiado pelo Se

Circuito Mix Empreendedor leva serviços e empreendedorismo à população de Porto Velho

Circuito Mix Empreendedor leva serviços e empreendedorismo à população de Porto Velho

Nos próximos dias 5, 6 e7 de setembro, no Espaço de eventos da Rede TV, das 16h às 23h, será realizado o Circuito Mix Empreendedor, que reunirá em u

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)