Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

Reforma do código tributário de Porto Velho garante isonomia e mais participação popular

Novas regras já estão em prática desde o início do ano


Reforma do código tributário de Porto Velho garante isonomia e mais participação popular - Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), segue com a regulamentação do novo código tributário do município, aprovado na Câmara Municipal em dezembro do ano passado. O texto, que vem sendo construído desde 2020 (mesmo com o avanço do coronavírus em Rondônia, as atividades da pasta em torno do assunto não paralisaram), passou a ser aplicado na prática este ano e vem atendendo as expectativas formalizadas da reforma ao garantir isonomia, agilidade nos procedimentos e participação popular.

Reforma do código tributário do município garante agilidade nos procedimentosReforma do código tributário do município garante agilidade nos procedimentosDe acordo com a subsecretária da pasta, Maria Sandra Bandeira, a meta é a isonomia das novas medidas, fato que vem sendo garantido dentro do que foi projetado.

Ela explica que as revisões foram necessárias para modernizar e ajustar a legislação de acordo com as regras gerais estabelecidas pela União. Para isso, uma força-tarefa entre Município, Governo do Estado (por meio da Sefin), União (por meio da Receita Federal) bem como a própria comunidade de Porto Velho e representações de classe foram ouvidas e opinaram na construção desta reforma.

Ainda de acordo com a subsecretária, um dos maiores benefícios ao contribuinte é a desburocratização da lei. Ela explica que a Semfaz tem atuado de modo colaborativo com a sociedade, trocando ideias e debatendo alternativas que sejam eficientes aos membros do sistema social do município.

“Esta reforma foi feita de modo amplo. Nós ouvimos representantes de diversos setores, recebemos sugestões, debatemos alternativas e alinhamos as medidas em conformidade com as legislações e também com a realidade do nosso mercado”, comentou.

Sandra relatou que a reforma prevê mais agilidade em alguns procedimentos. “O contribuinte terá muito mais agilidade para contestar os procedimentos da Semfaz. Anteriormente, era necessário formalização de processos, apresentar contestações e aguardar trâmite em duas instâncias para se obter um posicionamento da secretaria. Com a reforma, o contribuinte já encaminha sua contestação direto para revisão. Estamos acabando com processos burocráticos para melhorar a vida do cidadão”, pontuou a subsecretária, que acrescentou: “Essas modificações evitam conflitos entre Município e cidadão porque buscamos exatamente o contrário, estamos trabalhando cada vez mais para colaborar com as pessoas”, garante.

A reforma do código tributário do município foi submetida a uma rigorosa vistoria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). A corte de contas fez pontuações e deu aval à sua aplicabilidade tendo em vista a eficiência e consonância legal. Representações de classe como Conselho Regional de Contabilidade e Instituto de Direito Tributário também participaram da produção da reforma.

Mais Sobre Economia

 Caixa inicia pagamento do benefício taxista

Caixa inicia pagamento do benefício taxista

A CAIXA credita, nesta terça-feira (16), mais de R$ 490 milhões do Benefício Taxista. O depósito será realizado em conta poupança social digital abert

Auxílio Brasil será pago a mais de 116 mil famílias de Rondônia em agosto

Auxílio Brasil será pago a mais de 116 mil famílias de Rondônia em agosto

Rondônia é o quinto estado da Região Norte com maior número de beneficiários do Auxílio Brasil em agosto. Desde julho, 12.205 novas famílias entraram

Conexão Líderes da Amazônia fará grande reconhecimento a personalidades que contribuem com o desenvolvimento da região

Conexão Líderes da Amazônia fará grande reconhecimento a personalidades que contribuem com o desenvolvimento da região

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) tem atuado de maneira muito intensa para promover desenvolvimento e mitigação das

Consumidores podem adquirir presentes do Dia dos Pais durante as feiras do Giro Empreendedor

Consumidores podem adquirir presentes do Dia dos Pais durante as feiras do Giro Empreendedor

Uma ótima oportunidade para os pequenos empreendedores de Porto Velho e para os consumidores que ainda não compraram o presente do Dia dos Pais, o G