Segunda-feira, 24 de julho de 2023 - 18h15

A partir das 10
horas desta segunda-feira (24), o terceiro lote de restituição do
IRPF 2023 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também
restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário para 5.632.036
contribuintes em todo o País será realizado no dia 31 de julho, no
valor total de RS 7,5 bilhões. Desse total, R$ 5.585.384.236,58 referem-se
ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo
16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos, 95.047 contribuintes entre
60 e 79 anos, 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou
moléstia grave, 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o
magistério e, por fim, 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade
legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração
Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Foram contemplados ainda 1.600.964
contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia
23/03/2023.
No estado de Rondônia, o valor total de R$
69.400.606,85 será
distribuído entre 41.934 contribuintes. Já
na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do AC, AM, AP, PA, RO e RR,
272.414 contribuintes terão direito a créditos no valor total de R$
399.302.456,27
Para saber se a restituição está disponível, o
contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal),
clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo
uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração,
por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma
pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo
as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo
para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da
Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a
situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é realizado na
conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou
por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado
(por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis
para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão
poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal
BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf,
ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone
especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua
restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC,
disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e
Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição
não resgatada na rede bancária".
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