Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Proposta para MEI prevê a criação de 3 milhões de empregos


Proposta para MEI prevê a criação de 3 milhões de empregos   - Gente de Opinião

O Projeto de Lei Complementar 252/20 de autoria do deputado Cel. Tadeu do PSL SP aumenta, de um para dois, o número de empregados que poderão ser contratados por Microempreendedor Individual (MEI) ou por empreendedor que exerça as atividades de industrialização, comercialização e prestação de serviços no âmbito rural. A proposta vem de encontro as solicitações que o Simpi vem fazendo há mais de 4 anos, e já tramita na Câmara dos Deputados onde altera a Lei Complementar 123.  

Atualmente, a legislação define o MEI como o pequeno empresário individual com faturamento limitado a R$ 81 mil por ano, e que contrate, no máximo, um empregado.  

O MEI surgiu em 2008 com o objetivo de facilitar a formalização de pequenos negócios no País, sendo exigido dele o pagamento do Simples Nacional, cujo valor varia de acordo com a atividade desenvolvida.  

  

Reformas pela frente  

O Brasil carece de um processo político inteligente, de avançar com as reformas tributária, administrativa e do Estado, afirma Ricardo Rocha, professor de Finanças do Insper. Para ele, questões como a carga tributária, a dívida pública e direito de greve para funcionários nas esferas Federal e Estadual precisam ser resolvidas, sob pena de estagnar o país.  

No entanto, apesar destas apreensões, Rocha segue otimista. “Congresso e Governo saberão levar a frente estas reformas. Meu recado para o empresário: entre em 2021 preparado, reveja seu plano estratégico e esteja pronto para uma retomada do crescimento. Isso implica qualificação de mão de obra, contratar pessoas, equipamentos e aumentar o seu acesso a crédito”, orienta o professor.  

  

Nova resolução sobre Refis  

Recente decisão do STF definiu que optantes do Refis não podem ser excluídas sem prévia notificação em caso de inadimplência. O advogado Marcos Tavares Leite explica que “a mudança é importante porque muitas vezes a falha é nos registros de informações do sistema e não uma inadimplência. Com esta resolução, o poder público evitará processos judiciais e administrativos em decorrência de exclusões equivocadas”.  

  

Maior demanda por linhas de crédito de longo prazo  

De acordo com o Banco Central, as concessões de crédito tiveram pouca variação ao longo da pandemia. Foram mais favorecidas as linhas de prazo mais longo. Para o economista Roberto Luís Troster, “isso significa mais capital de giro, mais desconto de duplicatas e menos cheque especial. Houve também redução da inadimplência, em parte pela mudança na composição de crédito e parte pela a suspensão da cobrança do IOF”. Para ele, os indicadores mostram que ainda estamos no vermelho, mas na direção certa.  

  

Controle de ponto nas empresas  

A jornada de trabalho no Brasil é definida pela legislação e toda empresa com mais de vinte funcionários é obrigada a controlar marcação de ponto. “Apesar de não ser obrigatório este controle para empresas com menos de vinte funcionários, é importante no caso de uma eventual ação trabalhista”, orienta o advogado Marcos Bernardini. “O controle de ponto serve de instrumento para o juiz verificar a veracidade dos fatos”, salienta. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

A Receita Federal informou que foram disponibilizados no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) os Termos de Exclusão do regime

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho fechou o primeiro semestre de 2025 com números expressivos na economia e alcança um marco significativo no desenvolvimento econômico no es

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Paraense de nascimento e rondoniense de coração, a empreendedora no ramo de cosméticos e confecções, Regina Veiga, é uma das participantes da Feira Mu

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativ

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)