Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Programa de pré-aceleração do Sebrae tem início

Bootcamp do Conecta Sebrae foi realizado com oitenta inscritos


Programa de pré-aceleração do Sebrae tem início - Gente de Opinião

O Conecta Sebrae Startup, o programa de pré-aceleração de startups do Sebrae em Rondônia iniciou sua primeira fase na última semana (de 6 a 10) gerando expectativas de grandes resultados. Dezenas de projetos participaram da primeira fase, o Bootcamp, uma espécie de treinamento, realizado em plataforma totalmente on line.

 

O Conecta Sebrae Startup é destinado às startups em estágio inicial e potenciais empreendedores que buscam estruturação e validação do seu modelo de negócios. Serão intensos três meses de atividades, através de workshop e consultorias, apoiados por profissionais altamente capacitados e especialistas no desenvolvimento de novas startups. É a pré-aceleração, que consiste em um apoio em diversas fases, geralmente da chamada ideação (início do projeto) e, entre outras ações, identificar as “dores” e necessidades que a ideia vai resolver, construir um MVP (Mínimo Produto Viável), levantamento de informações financeiras e operacionais, definir estratégias de vendas e descobrir o modelo de negócio escalável e sustentável.

 

Segundo Rangel Miranda, head de Inovação do Sebrae em Rondônia, “Ótimo kick off do Conecta Sebrae Startups! A galera fez os pitchs (apresentação da ideia em poucos minutos) e apresentou soluções para dores da sociedade. Por exemplo, uma das ideias resolve o problema de doação de sangue no estado”, comemora Rangel, sinalizando que as próximas fases do Conecta Sebrae Startups servirão justamente para confirmar se o modelo é viável e escalável.

 

Neste momento de retração, poucos investimentos e diversas dificuldades de mercado, em razão da pandemia causada pelo coronavírus, é fundamental que iniciativas como essa possam dar oportunidade para o surgimento de novos negócios. “A sociedade, mais do que nunca, precisa de soluções para seus gargalos e isso ser materializado por uma ideia que se torne escalável e de fácil assimilação, preencherá esse gap e gerará oportunidades de negócios de maneira exponencial”, disse Samuel Almeida, Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia.

 

O Sebrae em Rondônia vem se posicionando como elemento transformador da sociedade uma vez que há quase 40 anos já apoio o empreendedor para que este alcance excelência na gestão de seu negócio, na chamada economia tradicional, mas também sempre esteve à frente da Inovação e tecnologia e da nova economia, sendo um dos maiores mobilizadores da comunidade de Inovação em Rondônia.

 

O Conecta Sebrae Startups prossegue ainda este mês com mais uma etapa, que culminará, após três meses, em 20 projetos em todo o processo. Para o Bootcamp foram inscritos oitenta iniciativas, um grande número para a comunidade de Inovação.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

A contagem regressiva para a Reforma Tributária começou, mas o setor produtivo parece estar caminhando no escuro. Uma pesquisa recente realizada pel

Dívida Ativa com prazo prorrogado e DTE obrigatório: empresas com atenção redobrada até 29 de maio

Dívida Ativa com prazo prorrogado e DTE obrigatório: empresas com atenção redobrada até 29 de maio

Empresas de todos os portes precisam redobrar a atenção em 2026 diante de duas mudanças relevantes no cenário tributário brasileiro: a prorrogação d

Economia de mais de R$ 368 milhões em licitações garante mais investimentos em Porto Velho

Economia de mais de R$ 368 milhões em licitações garante mais investimentos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Contratos, Convênios e Licitações (SMCL), garantiu, em 2025, uma economia superior a

Reforma Tributária e os pequenos negócios

Reforma Tributária e os pequenos negócios

A Reforma Tributária do Consumo começa a sair do papel a partir de 2026 e vai mudar, de forma gradual, a maneira como os impostos sobre produtos e s

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)