Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Procon realiza segunda etapa do workshop “Empresa Amiga do Consumidor”, em Rondônia


Proposta é levar conhecimento e melhorar as relações consumeristas - Gente de Opinião
Proposta é levar conhecimento e melhorar as relações consumeristas

O Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), realizou, na última semana, a segunda etapa do workshop “Empresa Amiga do Consumidor”, que está levando conhecimento e informações essenciais a gerentes e funcionários das empresas de todas as regiões do Estado, com um conteúdo específico e dirigido sobre direitos e deveres dos consumidores na relação de consumo.

A proposta, segundo o Procon, é levar conhecimento e melhorar as relações entre os envolvidos – clientes e empresas. O coordenador do órgão, Ihgor Rego, disse que “este workshop visa assim levar, aos gerentes e demais funcionários da classe empresarial, conhecimento específico dos “Direitos e Deveres” dos consumidores nas relações de consumo”. Ele ainda destacou a importância do conhecimento dessas disposições legais para uma respeitosa e produtiva relação entre todos os envolvidos.

O evento também confere às empresas participantes, o selo de “Amiga do Consumidor”, que, para o Procon, é um reconhecimento aos empreendimentos que trabalham legalmente e se preocupam com o consumidor, pelo comprometimento que demonstram com as relações de consumo, trabalhando de forma respeitosa com os clientes e zelando para pelo cumprimento das regras específicas no Código de Defesa do Consumidor.

A ação de capacitação já foi realizada nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji Paraná, Rolim de Moura, Alta Floresta d’Oeste, São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé.

Uma nova programação, com uma nova rota, já está sendo montada pelas equipes do Procon com a mesma missão de capacitar os estabelecimentos comerciais em outros municípios até completar o ciclo de atendimento em todo Estado de Rondônia, seguindo as orientações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Cidadania e do Governo de Rondônia.

Segundo Ihgor Rego, este é um trabalho contínuo do Procon que, a exemplo das ações realizadas nos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cacoal, Ministro Andreazza e Presidente Médici, na primeira etapa, será estendido a todos os municípios do Estado. “Estou indo pessoalmente conversar com as empresas e entidades do ramo, juntamente com nossos gerentes, em cada região do Estado”, finalizou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sesc realiza 4ª edição da Feirinha com foco em economia criativa e empreendedorismo

Sesc realiza 4ª edição da Feirinha com foco em economia criativa e empreendedorismo

A unidade Sesc de Presidente Médici promove, no próximo dia 11 de abril, a 4ª edição da Feirinha do Sesc. O evento, que ocorre entre as 17h30 e 21h3

Fecomércio, Sindicatos Empresariais, Sitracom e Sindecom estabelecem o novo Piso Salarial do trabalhador do comércio em Rondônia

Fecomércio, Sindicatos Empresariais, Sitracom e Sindecom estabelecem o novo Piso Salarial do trabalhador do comércio em Rondônia

A Fecomércio e seus Sindicatos Empresariais, o Sitracom e o Sindecom chegaram a um consenso e estabeleceram um Piso Salarial único para os trabalhad

Agora é a hora! Atualização do teto de faturamento do MEI e do Simples mobiliza Pequenos Empresários

Agora é a hora! Atualização do teto de faturamento do MEI e do Simples mobiliza Pequenos Empresários

A discussão sobre a atualização dos limites de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI), das microempresas e das empresas optantes pelo Simpl

Impulsionamento de vendas e geração de renda fortalecem empreendedores na Páscoa no Parque

Impulsionamento de vendas e geração de renda fortalecem empreendedores na Páscoa no Parque

A Páscoa no Parque, realizada no Parque da Cidade, pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)