Porto Velho (RO) sábado, 30 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Primeiros encontros do Projeto LIDER são realizados no Cone Sul e na Região Central de Rondônia

Projeto LIDER com participação de empresários, representantes e políticos


Primeiros encontros do Projeto LIDER são realizados no Cone Sul e na Região Central de Rondônia - Gente de Opinião

Vários autores ensinam sobre liderança e em sua maioria entendem tratar-se de um comportamento orientado por uma sucessão progressiva de aprendizagem, a fim de que as pessoas possam ser influenciadas a cumprir uma determinada missão. É um processo dinâmico e em linhas gerais tem três estilos básicos: autocrático; participativo e delegativo. O Sebrae tem um apreço especial em programar suas ações respeitando os diferentes tipos de liderança, mas tem dedicado esforços para capacitar líderes na gestão de pequenos negócios. Levando em conta as características do comportamento empreendedor, o Sebrae tem desenvolvido atividades para destacar as iniciativas que orientem a liderança participativa. Claro que também reconhece os momentos em que se fazem necessários os demais estilos de liderança.

 

Vivemos um período orientado para o desenvolvimento regional e o Sebrae criou a metodologia LIDER, que quer dizer Liderança para o Desenvolvimento Regional. É uma sistematização que mobiliza, qualifica e provoca a integração de lideranças regionais na expectativa que elaborem uma agenda de desenvolvimento. No final de oito encontros elabora-se uma agenda resultante de discussões que levam ao consentimento para uma programação que traga o desenvolvimento sustentável da região, com plano de ação e governança composta por integrantes do grupo.

 

O projeto estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios que permitirá trabalhar as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

 

Na fase atual o Sebrae em Rondônia vem realizando encontros dos participantes do projeto e foi realizado, de 9 a 10 de setembro, o primeiro encontro do Projeto LIDER, lançado no mês passado pela unidade do Sebrae em Vilhena. Nesse primeiro encontro lideranças de todos os setores da sociedade e dos sete municípios do Cone Sul de Rondônia estiveram reunidos no Centro de Treinamento e Cultural do Sicoob Credisul, onde por um dia e meio os 30 participantes, dentre eles a prefeita de Cerejeiras e o prefeito de Colorado do Oeste, tiveram uma imersão do que é o programa. O facilitador do Sebrae Orestes Pacheco, explica que nesse primeiro encontro as atividades foram voltadas a autoconsciência. Os participantes foram estimulados a falarem de suas trajetórias e personalidades que lhes são referências. “Nós estamos começando uma caminhada que é a formação de um grupo, com o objetivo de construir até o ano que vem a governança desse grupo. Para isso a gente precisa fazer que as pessoas se conheçam. Não podemos fazer um trabalho como esse, de abrangência como o Projeto LIDER, sem que as pessoas se conheçam”, destacou.

 

Com a mesma temática e com os mesmos protagonistas na condução dos trabalhos, os participantes do Projeto LIDER, da Região Central, foram para a imersão no primeiro encontro no Escritório Regional do Sebrae em Ji-Paraná. A turma é formada por empresários, representantes de classe e políticos que vieram dos nove municípios da região, os 31 líderes, dentre eles o prefeito de Vale do Paraíso, tiveram a experiência de identificação da situação regional e sensibilização do grupo. Para os participantes a iniciativa do Sebrae de preparar lideranças certamente fará muita diferença em suas localidades.

As atividades do LIDER continuam até a preparação das agendas, outros encontros acontecerão para conseguir o desenvolvimento sustentável.

Primeiros encontros do Projeto LIDER são realizados no Cone Sul e na Região Central de Rondônia - Gente de Opinião

Mais Sobre Economia

Webinar do Sebrae orienta como empreender em meio à crise

Webinar do Sebrae orienta como empreender em meio à crise

Começar um novo negócio não é uma tarefa fácil. Agora imagine começar um novo negócio bem no meio de uma crise econômica sem precedentes, provoc

Setor produtivo unido pela reabertura do comércio em Rondônia

Setor produtivo unido pela reabertura do comércio em Rondônia

As entidades do Setor Produtivo de Rondônia, formado pelo grupo Pensar Rondônia, estão confiantes com a abertura de mais atividades econômicas na se