Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

Primeiro fórum do Programa Líder Rios de Rondon é realizado em Pimenta Bueno

Durante oito meses, foram articulados encontros para capacitação de líderes em prol da região


Primeiro fórum do Programa Líder Rios de Rondon é realizado em Pimenta Bueno - Gente de Opinião

 

O auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves em Pimenta Bueno lotou na noite desta terça-feira, 19, para o primeiro fórum realizado pelos participantes do programa Líder, grupo Rios de Rondon. Estiveram presentes prefeitos, vereadores, empresários, autoridades, lideranças e a comunidade em geral dos municípios de Espigão do Oeste, Cacoal, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe, Parecis, Ministro Andreazza, Castanheiras e Pimenta Bueno. Ao todo serão apresentados dois fóruns, o próximo ainda terá a data confirmada. O objetivo é apresentar o projeto de desenvolvimento econômico dessa região que foi elaborado pelo grupo Líder Rios de Rondon ao longo de oito encontros e uma missão técnica na região de Minas Gerais.

Após a construção do mapa estratégico da região, os líderes chegaram a quatro eixos principais: educação empreendedora, agronegócio, turismo e a governança, cada eixo possui um plano de ação que será desenvolvido em parceria com a comunidade e com voluntários.

“Esse projeto veio organizar o pensamento e juntar as lideranças para traçar estratégias de desenvolvimento local. Foram encontrados quatro eixos principais onde serão trabalhados para que esse processo de desenvolvimento atinja seu objetivo mais rápido”. Afirma Gerson Zanatto, um dos participantes do programa Líder Rios de Rondon.

“Eles definiram quatro áreas para atuar, uma delas é a governança, como o dinheiro público do cidadão vai ser aplicado em cada um desses municípios, esse grupo de líderes irá acompanhar cada compra, cada ato administrativo que for feito pelo prefeito e comunidade administrativa da região. O turismo também foi definido como eixo, essa região toda junta tem um potencial turístico muito grande, pode se tornar uma nova fonte de renda [...] Vão fortalecer algo que já é muito bom no Estado que é o agronegócio e, por fim, estabeleceram como eixo a educação empreendedora, em que começaremos a formar nossas crianças na escola a ser um adulto que tenha capacidade de interagir e resolver os problemas que com certeza irão encontrar, seja na empresa, no setor público ou privado, além de levar noções de cooperativismo e noções na área de finanças pessoais.” explica o Superintendente do Sebrae Daniel Pereira.

Ainda de acordo com o superintendente, na região de Ariquemes, possui mais uma turma trabalhando em outros sete municípios, o Sebrae Rondônia também está articulando junto ao Sebrae Nacional, para que possa formar mais uma turma em Ji Paraná e Vilhena e, com isso, abranger mais de 80% dos municípios.

 Para Jean Carlos Duarte, empresário no ramo de internet e informática e participante do Programa Líder em Machadinho do Oeste, o programa tem sido fundamental para enxergar novos horizontes.  “No momento em que eu recebi o convite para participar do programa Líder eu pensei muito na minha região, ao longo desses oito encontros que a gente passa com a metodologia do Sebrae percebemos que na verdade a gente não pode pensar na minha cidade, temos que pensar regionalmente e que juntas as regiões são muito mais forte, têm muito  mais capacidade, vejo com muito otimismo, vai ser transformador para o Estado de Rondônia.” afirma.

Segundo Hélio Dias, Presidente do Conselho Deliberativo Estadual: “O Sebrae trouxe os melhores técnicos na área para que essas lideranças pudessem se preparar para ter a capacidade e a visão norteadora de elaborar um plano tão bem organizado, com propostas sólidas, propostas capazes de ser aplicadas na prática e no dia a dia dessa região.”.

A expectativa é que os líderes da região sejam uma espécie de agentes de transformação, propondo uma mudança inovadora em prol do desenvolvimento. E o grande resultado que se espera é que estes possam de fato fazer a diferença e trazer ganhos para a população, para a região, para a economia, para o desenvolvimento como um todo.

De acordo com Marc Uiliam representante do TCE e parceiro do Sebrae por meio do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz) conta que “O projeto Líder se insere nas atividades do Profaz, um programa de modernização e governança das Fazendas Públicas Municipais e de desenvolvimento econômico-sustentável. Quando a gente fala de desenvolvimento sócio sustentável, a gente tá falando justamente do que estamos vendo aqui no projeto Líder, são lideranças que se reúnem para promover o desenvolvimento econômico da região e, assim, gerar receita para o município.”.

Conforme o Diretor Técnico do Sebrae, Samuel Almeida “[...] o projeto Líder vem para dar esse engajamento social, de lideres locais e um empoderamento para que eles possam articular meios e formas conjuntas de gerar resultados efetivos, tanto para seus negócios como para as vocações do território, gerando, enfim, pactos do desenvolvimento econômico da região e de Rondônia. Eu fico muito feliz porque você vê a receptividade da sociedade, o envolvimento, compromisso dos empresários em fazer uma coisa de qualidade [...]” conta o Diretor Técnico.

Em conformidade, a Gestora do Sebrae de Pimenta Bueno, Elani Satelis se diz orgulhosa dos primeiros passos dados pelos líderes. “Eu fico muito feliz em ver o crescimento dessa turma, de quando começou e hoje vendo eles ali apresentando ações para melhoria, para o desenvolvimento regional, isso é uma grande gratificação, o Sebrae tem um papel fundamental nesse programa, e esses 35 líderes estão engajados em ver a mudança e cada um fazer um pouquinho para conseguir mudar o nosso município, nosso Estado e até mesmo nosso país” disse.

 “O Estado de Rondônia de modo geral só tem a ganhar com o projeto líder, porque esse projeto nos faz pensar de uma forma um pouco diferente da nossa realidade, nós transformamos aquilo que temos de melhor, para que juntos possamos levar o desenvolvimento do nosso Estado.” afirma Cícero, Agente de Desenvolvimento de Buritis.

Já para Salatiel Rodrigues, conselheiro do Sebrae e Presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescop/RO “A comunidade tem um papel fundamental na localidade em que ela está inserida, e hoje Pimenta Bueno e todos os dez municípios que compõem essa região dão uma demonstração clara do que a sociedade quer, ou seja, o turismo, o agronegócio, a educação empreendedora e quer a geração econômica nessa localidade”.

Na oportunidade, Julio Rodrigues, assessor e representante do Presidente do Sebrae Nacional, aproveitou para parabenizar as ações realizadas. “Gostaria de parabenizar a todos que fazem o Sebrae Rondônia, em nome do nosso diretor nacional do Sebrae, João  Henrique de Almeida Souza, e toda sua equipe de diretores técnicos e administrativos financeiro. Parabenizo todo esse projeto que está acontecendo e todos esses líderes que estão aqui dando seu depoimento, mostrando aquilo que eles fizeram durante todo esse período, só tenho que parabenizar a todos.” Concluiu.


Mais Sobre Economia

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020, revela pesquisa da Serasa Experian

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020, revela pesquisa da Serasa Experian

Após o grande impacto causado pela pandemia da Covid-19, uma pesquisa realizada pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, peq

Exportação rondoniense soma US$ 1,51 bilhão e alcança grandes mercados internacionais

Exportação rondoniense soma US$ 1,51 bilhão e alcança grandes mercados internacionais

Rondônia se mantém em destaque no nível de exportação. É o que aponta a balança comercial, calculada entre janeiro e outubro deste ano, que está super

Vantagens do “Cidadania Empresarial” são apresentadas pela Sefin; ação do programa acontece nos dias 8 e 9 de dezembro

Vantagens do “Cidadania Empresarial” são apresentadas pela Sefin; ação do programa acontece nos dias 8 e 9 de dezembro

Na sexta-feira (3) a Secretaria de Finanças do Estado (Sefin) realizou uma coletiva de imprensa para divulgar os benefícios da primeira ação do Progra