Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Décio Lima destaca importância das cadeias produtivas de café, cacau e tambaqui para o desenvolvimento sustentável do estado durante agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil


Em Porto Velho, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participou da agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, reforçando o compromisso com os pequenos negócios e o desenvolvimento regional. Texto e Fotos: Fernanda Nabôa. - Gente de Opinião
Em Porto Velho, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participou da agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, reforçando o compromisso com os pequenos negócios e o desenvolvimento regional. Texto e Fotos: Fernanda Nabôa.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativa que percorre o país com o objetivo de aproximar a instituição dos pequenos negócios e de projetos de impacto regional.

Após visitar cooperativas do Projeto Pró-Catadores, Décio foi recebido na sede do Sebrae em Rondônia pelo presidente estadual, Darci Cerutti. Na ocasião, conheceu as Indicações Geográficas (IGs) já conquistadas pelo estado e outros projetos estratégicos voltados ao fortalecimento da economia local.

Atualmente, Rondônia possui três Indicações Geográficas: Café das Matas de Rondônia, Tambaqui do Vale do Jamari e Cacau de Rondônia. Essas conquistas são resultado da atuação conjunta do Sebrae e de entidades do setor produtivo, agregando valor aos produtos, incentivando práticas sustentáveis e consolidando o estado como referência nacional.

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia - Gente de Opinião

Durante o encontro, produtores e representantes de associações compartilharam suas experiências. Geane Franco, fundadora da Jhanne Franco Chocolates e da coleção Oro Cacau, apresentou sua iniciativa de transformar o cacau rondoniense em chocolate artesanal, valorizando a agricultura familiar e a produção sustentável. Já o cafeicultor Ronieli Hel, da Hel Cafés — premiado nacionalmente — destacou a relevância da Rota Verde do Café, ação apoiada pelo Sebrae que promove a cafeicultura de excelência e com foco na sustentabilidade.

O setor de piscicultura também marcou presença, representado pela Acripar (Associação de Criadores de Peixes de Rondônia). A entidade apresentou os avanços do projeto Tambaqui do Vale do Jamari +IG, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que busca ampliar a presença do pescado rondoniense no mercado nacional.

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia - Gente de Opinião

A programação incluiu ainda um momento especial de degustação de cafés, chocolates artesanais e do tradicional tambaqui preparado pelo renomado chef Diogo Sabião, reforçando a diversidade e qualidade da produção local.

Na ocasião, o presidente do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti, reforçou o simbolismo da visita:

"Décio, obrigado por estar aqui conosco depois de 20 anos. É uma grande honra recebê-lo. Esperamos que volte mais vezes e, quem sabe, traga também o nosso presidente Zeferino, que sempre esteve ao meu lado, contribuindo nas tomadas de decisão. Muito obrigado."

Em seguida, o presidente Décio Lima compartilhou suas impressões:

"Hoje pude ver de perto a dinâmica do que está sendo construído no cacau e no café. O processo do tambaqui também é algo espetacular, um verdadeiro salto de qualidade que assegura a presença dos pequenos negócios. Os depoimentos desses empreendedores mostram que chegou a hora de acreditar em Rondônia e acreditar no Brasil."

Para o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, as Indicações Geográficas representam um marco para os produtores:

"As Indicações Geográficas são conquistas das cadeias produtivas em que o Sebrae atua. Elas agregam valor aos produtos e o Sebrae, desde o início, tem sido o grande catalisador desse movimento. Os produtores ganham em produtividade e competitividade, e Rondônia se consolida como um importante player nesses mercados."

O Sebrae segue apoiando pesquisas e estudos para o desenvolvimento de novas Indicações Geográficas, ampliando as oportunidades para os produtores locais e fortalecendo ainda mais as cadeias produtivas do estado.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FACER realiza reunião institucional com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

FACER realiza reunião institucional com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

Na manhã desta quinta-feira (04/09), a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia sediou em Porto Velho uma importante

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Manter as contas em dia nem sempre é fácil, e imprevistos podem atrapalhar qualquer orçamento. Nessas horas, muitas pessoas se perguntam como consegu

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?No dia 29 de agosto de 2025, a Receita Federal publicou a Instrução Nor

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

A Jornada Estratégica da Contabilidade foi realizada na última sexta e sábado (29 e 30), na Faculdade Faavo, em Vilhena. O encontro, apoiado pelo Se

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)