Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 08h01

O
presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo
Thomé, participou nesta quarta-feira 17, em Bogotá, na Colômbia, do Fórum
Empresarial Brasil-Colômbia. O evento, que contou com a participação de líderes
empresariais e autoridades dos dois países, serviu como plataforma para
promover o intercâmbio comercial e explorar oportunidades de negócios
bilaterais.
A convite
da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil),
Thomé, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a FIERO e o
Instituto Amazônia+21, integrou a comitiva do Governo Federal, em que se
fizeram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,
ministros de estado e um grupo de mais de 500 empresários de ambos os países.
O Fórum
foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil), Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e
Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ProColombia e se
mostrou um espaço privilegiado para o fortalecimento das relações comerciais
entre os dois países. O evento foi marcado por reuniões bilaterais sobre temas
como comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação
amazônica, com destaque para temas de tecnologia e serviços, nova indústria e
transição energética e segurança alimentar.
Thomé
destacou a importância da cooperação empresarial para o crescimento sustentável
tanto do Brasil quanto da Colômbia. Ele ressaltou o potencial de sinergia entre
os setores industriais dos dois países e a relevância de estreitar os laços
comerciais para impulsionar o desenvolvimento regional. Sua participação ativa
e engajada no fórum foi fundamental para consolidar o papel estratégico do
setor industrial rondoniense e fortalecer as relações com parceiros da
Federação como a ApexBrasil.
“É
urgente que possamos superar a infraestrutura tímida que nos une para que os
negócios possam ser possíveis. Integrar a região para fortalecer nossas
economias em especial em setores que nos ligam. A região amazônica tem enorme
interesse na integração regional para promoção do comércio exterior, para
integração do turismo de diversas outras agendas que são comuns em todos os
países, ” disse Thomé.
A
Colômbia desfruta de uma posição estratégica no cenário regional e representa
um mercado de grande potencial para as empresas brasileiras. Segundo Jorge
Viana, presidente da ApexBrasil, o fluxo de comércio do Brasil na Colômbia gira
em torno de US$ 7 bilhões e poderia ser de
US$ 15 bilhões, pois são países vizinhos com grandes oportunidades de negócios
que podem ser melhor utilizadas. As discussões no evento ressaltaram a
importância de aproveitar essas oportunidades existentes entre os dois países,
explorando áreas como infraestrutura, energia, agronegócio, tecnologia e
turismo. A colaboração bilateral fortalece os laços econômicos e contribui para
o desenvolvimento socioeconômico de ambas as nações, promovendo a criação de
empregos e o crescimento sustentável.
O Fórum
Empresarial Brasil-Colômbia possibilitou um ambiente propício para o networking
e a geração de negócios e reforçou o compromisso mútuo de ambas as nações em
promover o desenvolvimento econômico e social por meio da cooperação
empresarial.
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Sebrae Startups: Empresas de Rondônia ganham mercado e participam do NEON 2026
O ecossistema de inovação de Rondônia vem demonstrado seu potencial de mercado em escala nacional ao participarem da Missão NEON 2026, realizada em

Sebrae RO impulsiona startups locais no mercado nacional durante o ESX 2026
O ecossistema de inovação de Rondônia ganha mais escala nacional com a participação de startups no ESX 2026 – Innovation Experience, realizado entre

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias
As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a contratação temporária de 1.414 p

Contribuição Sindical acabou. Mas acabou mesmo?
O SIMPI emitiu um alerta aos empresários da indústria, do comércio e dos serviços sobre a volta da cobrança da chamada contribuição assistencial por
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)