Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Presidente Alex Redano destaca avanços nas tratativas comerciais entre o Brasil e a Bolívia

Deputado participou de mais uma rodada de reuniões em Trinidad, com autoridades bolivianas


Presidente Alex Redano destaca avanços nas tratativas comerciais entre o Brasil e a Bolívia  - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), participou nesta semana em Trinidad, capital do Departamento do Beni, na Bolívia, de mais um encontro com a finalidade de promover a aproximação entre Rondônia o Beni e a Bolívia como um todo, dentro das tratativas da Mesa de Irmandade entre Rondônia e Beni.

"Em cada encontro, há uma aproximação maior e as tratativas avançam, crescendo a expectativa para que a facilitação comercial entre os dois países de fato ocorra. É uma negociação importante, porém demorada e por isso é preciso seguir avançando e trabalhando para que isso possa acontecer, para que Rondônia e Beni tenham ganhos", destacou Redano.

Temas de interesse mútuo em setores como comércio, interligação rodoviária, saúde, produção agropecuária, segurança e relações internacionais, foram debatidos por Redano com autoridades bolivianas, entre elas, o presidente do Senado Boliviano, Andrónico Rodriguez, o governador do Departamento do Beni, Alejandro Unzueta; a presidente da Assembleia Legislativa do Beni, Cecília Justiniano; o alcaide (prefeito) de Trinidad, Miguel Arratia. O secretário da Mesa da Irmandade, Helder Risler, também participou dos encontros.

Alex Redano disse que a recente audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia, para tratar da instalação de uma balsa de travessia do rio Guaporé e da implantação da aduana, foi mais um passo importante nessa consolidação comercial e de aproximação entre os dois países.

"Contamos com as presenças de autoridades bolivianas e brasileiras. Temos tratado com a bancada federal de Rondônia sobre essa necessidade da aduana e seguimos trabalhando para a construção de ambiente favorável a esse avanço nas tratativas, pois temos muito a ganhar", completou Redano.

O deputado citou a possibilidade de Rondônia adquirir sal da Bolívia, por um preço muito menor, para uso na pecuária, como exemplo de benefício com a facilitação comercial entre os dois países. "Temos ainda a abertura para a comercialização de nossos produtos nos país vizinho, que é um grande mercado que se oferece para nós", finalizou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO destaca investimentos de R$ 4 bilhões para financiar negócios sustentáveis na Amazônia

FIERO destaca investimentos de R$ 4 bilhões para financiar negócios sustentáveis na Amazônia

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) é parceira do Instituto Amazônia+21 e participou do lançamento da Facility de Investimentos

Ji-Paraná sedia Feira de Empreendedores “Sabores da Praça” com gastronomia e artesanato

Ji-Paraná sedia Feira de Empreendedores “Sabores da Praça” com gastronomia e artesanato

Entre os dias 20 e 24 de maio, das 18h às 22h, Ji-Paraná vai ser palco da Feira de Empreendedores “Sabores da Praça”, um evento que reúne culinária,

Inscrições abertas para contratação de 74 técnicos administrativos

Inscrições abertas para contratação de 74 técnicos administrativos

Iniciaram nesta segunda-feira (20) as inscrições do concurso público para contratação de 74 servidores técnico-administrativos na Universidade Feder

EY NextGen Women 2024

EY NextGen Women 2024

A EY, uma das maiores empresas de Auditoria e Consultoria do mundo, está com inscrições abertas para a edição de 2024 do desafio "EY NextGen Women",

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)