Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Porto Velho Shopping recebe o 1º Festival de Peixes da Amazônia e o 2º Business Day Rondônia


Porto Velho Shopping recebe o 1º Festival de Peixes da Amazônia e o 2º Business Day Rondônia - Gente de Opinião

O primeiro Festival Peixes da Amazônia, acontece de 26 de abril a 01 de maio no Porto Velho shopping, o objetivo é valorizar a diversidade e riqueza dos peixes amazônicos, em especial no Rio Madeira, onde foi realizado o maior inventário de peixes do mundo e tem catalogado mais 1.000 espécies. O Festival terá várias atividades: oficinas e palestras, exposição das potencialidades turísticas, gastronomia e exposições.

A exposição contará com esculturas gigantes de peixes, as esculturas estarão expostas na área do estacionamento do shopping, os visitantes poderão fazer um passeio pelo mundo dos peixes amazônicos, como por exemplo, o pirarucu, pintado, o tambaqui, jacaré, entre outros, com riquezas de detalhes, que estarão vivos expostos em 10 aquários. Nos aquários terão as informações cientificas disponível para conhecimento e entretenimento.

O evento contará com auxílio de biólogos, pesquisadores, e informações que estarão expostas ao público visitante, para que conheçam as espécies dos peixes da Amazônia.

O objetivo é reunir piscicultores, turismólogos, produtores, cooperativas, lideranças empresariais, técnicos e acadêmicos para debater assuntos pertinentes a piscicultura e meio ambiente, a exposição do Festival Peixes da Amazônia é totalmente gratuito.

O Festival Peixes da Amazônia tem o apoio dos seguintes parceiros: Santo Antônio Energia, Usina Hidrelétrica de Jirau, Semdestur – Sec. Municipal de Indústria, comércio, Turismo e Trabalho, Fecomércio.

Paralelo ao festival haverá a 2ª edição do Business Day Rondônia, com foco na importação e exportação, com a presença de especialistas no comércio exterior das Câmaras de Comércio e adidos econômicos dos países participantes.

Serão debatidos assuntos de como ingressar no comércio internacional, além de informações atualizadas sobre as condições e locais de negócios.

O evento irá reunir os atores do comércio exterior: institucional, operacional, comercial de planejamento, gestão e a classe empresarial, a fim de conhecer suas necessidades e desenvolver medidas inovadoras no COMEX.

Os dois eventos contam com apoio dos seguintes parceiros: Semdestur – Sec. Municipal de Indústria, comércio, Turismo e Trabalho, Fecomércio e a FIERO – Federação das Indústrias do Estado de Rondônia.

O encontro irá proporcionar um ambiente internacional adequado às micro, pequenas e médias empresas. Além de informações do comércio exterior, contato direto com investidores. Estrutura de conhecimento, cultura negócios e investimentos. Através das palestras e networking.

O empresário que deseja ter um atendimento exclusivo com especialista de comercio exterior do país que deseja importar ou exportar deve fazer a sua inscrição através do o site: http://www.sympla.com.br/evento/business-day-rondonia-encontro-para-importacao-e-exportacao/1438852

Lembrando que Rondônia é o maior produtor de peixes nativos do Brasil, com 65.500 toneladas e o terceiro maior produtor de peixe do País.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)