Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Pesquisa feita pelo Profaz foca em obras de engenharia e construção passíveis de recolhimento de ISSQN


Pesquisa feita pelo Profaz foca em obras de engenharia e construção passíveis de recolhimento de ISSQN - Gente de Opinião

O Profaz, por solicitação da Secretaria-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas (SGCE/TCE-RO), realizou uma pesquisa sobre o tratamento tributário aplicado pelos municípios de Rondônia a obras de engenharia e construção civil passíveis de recolhimento do ISSQN, o imposto municipal de maior impacto na economia dos municípios.

 

O objetivo maior foi identificar se há a aplicação de uma alíquota diferenciada ou a incidência presumida sobre o valor total das obras da engenharia, em cada município de Rondônia.

 

A solicitação da SGCE deveu-se principalmente ao fato de o Profaz ter se consolidado como agregador dos representantes fazendários dos municípios de Rondônia e contar com uma rede sólida de contatos, quando a matéria é Fazenda Municipal.

 

Demandas que já foram demoradas e difíceis em outras épocas, hoje são encaminhadas rapidamente devido ao desenvolvimento de um sistema de identificação e aproximação com os servidores fazendários, com o maior potencial de resolutividade, em cada município e ao respeito conquistado pelo Profaz junto a esses servidores.

 

COMO OCORREU

 

A coleta dos dados para a pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 12 de junho de 2020, via formulário eletrônico enviado por e-mail, com instruções de preenchimento.

 

Cada um dos secretários de fazenda dos municípios foi contatado pessoalmente por um dos integrantes da equipe Profaz, que informou sobre a pesquisa e se disponibilizou a esclarecer eventuais dúvidas.

 

As informações coletadas serão usadas na instrução de processos e em procedimentos realizados pela SGCE e suas unidades, conferindo maior exatidão a essas atividades e segurança para os municípios e para o TCE.

 

E o Profaz, por sua vez, conhecendo melhor os procedimentos tributários adotados individualmente pelos municípios, tem conseguido ajudar no seu aperfeiçoamento e assim proporcionado maior eficácia, eficiência e efetividade na realização da receita.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

Entre os dias 4 e 6 de julho, o município de Cacoal será palco da Feira do Café e do Cacau – CAFECAU 2025, evento que se consolida como um dos mais

Receita e a Omissão de faturamento: PIX e Cartão de Crédito são novas armas do fisco

Receita e a Omissão de faturamento: PIX e Cartão de Crédito são novas armas do fisco

A recente autuação de mais de 360 empresas do Simples Nacional pela Secretaria da Fazenda do Maranhão acende um sinal de alerta para micro e pequeno

SIMPI amplia atuação em Rondônia para formalizar e fortalecer os pequenos negócios

SIMPI amplia atuação em Rondônia para formalizar e fortalecer os pequenos negócios

O SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria segue ampliando sua atuação em todo o Brasil, incluindo Rondônia, com foco na formalização e no for

FACER realiza 2ª Reunião Ordinária em Ouro Preto do Oeste

FACER realiza 2ª Reunião Ordinária em Ouro Preto do Oeste

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia realizou no sábado (28), na sede da Associação Comercial e Industrial de O

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)