Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Parceria entre SIMPI e o Ministério da Mulher pretende certificar cerca de 24 mil mulheres em todo o país


Parceria entre SIMPI e o Ministério da Mulher pretende certificar cerca de 24 mil mulheres em todo o país  - Gente de Opinião

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), e os Sindicatos das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI), lançaram no dia 17 de novembro o projeto “Qualifica Mulher”, projeto que disponibilizará cursos on-line de empreendedorismo para mulheres empreendedoras com o objetivo de orientar sobre noções de empreendedorismo, gestão empresarial, finanças e marketing. O  evento de assinatura do acordo de cooperação contou com a presença da Ministra Damares Alves e de todos os Simpi’s estaduais, onde foi destacada a  parceria que atenderá por ano cerca de 24 mil mulheres em todo o Brasil e tem como proposta oferecer condições de trabalho digno e oportunidades de projeção econômica e social, além de bem-estar, com a abertura e manutenção do seu próprio negócio. Além disso, terão a facilidade de fazer as inscrições para o curso feitas pelo site. 

Participante do evento, o presidente do Simpi Rondônia Leonardo Sobral deu destaque a missão da Ministra e ao grande e corajoso trabalho realizado pelo Ministério, de onde foi informado pela Ministra que viria a Rondônia ainda este ano e visitaria o Simpi/RO.  

- Formato do curso 

O curso será ministrado na modalidade on-line e é composto por 11 vídeo-aulas, divididas em cinco módulos, com aulas teóricas, atividades práticas e dicas. São aulas de curta duração, com média de sete minutos cada, e exercícios de fixação em ferramenta on-line. Ao final do curso, a participante responde um formulário de auto avaliação e recebe um certificado de frequência, desde que atenda os prazos e a carga horaria. 

 

Microempresas fazem pedido a Sefin esclarecendo que desenquadra-los do Simples  afetara toda a economia 

A Federação das Micro e Pequenas Empresas de Rondônia, (Feempi) , encaminhou um ofício para a Secretaria de Finanças do Estado, pedindo que não seja procedido o desenquadramento dos Microempreendedores Individuais –(MEI)  em virtude da existência de débitos tributários. De acordo com o presidente da Federação, Leonardo Sobral “o MEI perde a condição de ser MEI e passa a ser microempresa fora do Simples. Ou seja, perde todos benefícios que a lei permite e os custos administrativos  fora do MEI são extremamente elevados, fora a conhecida  burocracia. Por exemplo, vai ser obrigado a contratar um contador, entregar relatórios mensais a Receita Estadual e Federal e fazer balancetes mensais e balanço anual”, diz.  Várias causas podem ocasionar o desenquadramento do MEI. Uma delas é o faturamento  maior  do que o permitido,  que hoje e de 81 mil anual e que a Receita tem controle do que ele compra no CNPJ e o que  vende no cartão.                                           

Leonardo completa dizendo que “se a Sefin atender nosso pedido, os empreendedores  ganharão um prazo valioso para procurar o Simpi para orientação ou os órgãos públicos para se acertarem”, completa. 

 

Projeto prevê anistia para micro e pequenas empresas 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou no início de novembro o parecer ao Projeto Lei Complementar 238/2020, que autoriza o governo federal a anistiar dívidas tributárias federais de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais até o limite de R$ 5 mil acumuladas até 31 de dezembro de 2020. O projeto de lei ainda passará pela Comissão de Finanças e Tributação e, posteriormente, pela Comissão de Constituição e Justiça. Na avaliação do advogado Marcos Tavares Leite, a medida traria novo fôlego para as empresas. No entanto, segundo ele, o texto da proposta ainda deixa dúvida se a anistia é temporária ou definitiva. “Precisa ser adequado e corrigido”. 

Assista https://youtu.be/PitN21zQRqM  

 

Potencializar canais de venda é segredo para o sucesso 

Prestes a abrir capital na Bolsa de Valores, a fintech Nubank vem aumentando os debates acerca do valor de mercado de empresas novas em relação às empresas tradicionais. De acordo com Marcos Travassos, CEO da Money & Money Invest, o diferencial do Nubank é demonstrar aos investidores que seu custo operacional é muito mais baixo em relação aos outros bancos, mas com uma cartela de clientes suficiente para ter uma receita grande. “Observando este exemplo, o fundamental para incrementar o valor de mercado de uma empresa é a quantidade de clientes que ela atrai para o seu negócio, independentemente do segmento dessa empresa. É preciso potencializar todos os canais de venda para ter um número grande clientes. Usar a criatividade para explorar todos as opções disponíveis de comunicação com esse cliente em potencial”, afirma. 

ar todos os canais de venda para ter um número grande clientes.  

 

Começou: Receita Federal coloca todos os MEI’s devedores na Dívida Ativa da União  

Microempreendedores individuais (MEI) tomaram um grande susto nesta quinta-feira (18)  ao tentar retirar seus boletos  de pagamento do DAS mensal. Isso porque foi colocado notificação  da própria Receita para que  regularizasse  a situação da empresa junto ao fisco. que todos os devedores estão Incluídos na dívida Ativa da União e que deveriam comparecer a receita. Técnicos do Simpi dão como sugestão que as empresas  em débito procurem a Receita Federal antes que das  próximas sanções e punições que virão como o cancelamento do CNPJ, fim dos benefícios previdenciários, negativação do nome e cobranças a nível estadual e municipal. Estima-se que cerca de 5 milhões de meis e 42 mil de Rondônia, estejam nessa situação. Na dúvida, procure o Simpi. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)