Segunda-feira, 27 de junho de 2022 - 16h33

O dia 27 de junho é dedicado às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data reconhece a importância econômica e social dos pequenos negócios em todo o mundo. Este ano, o lema do Dia é “Resiliência e Reconstrução”, que ressalta o papel vital dessas empresas para uma recuperação justa e sustentável. No Brasil, esses empreendimentos representam 99% das companhias brasileiras e respondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No cenário global, o segmento responde por 90% dos negócios do mercado e mais de 60% dos postos de trabalho além de metade do PIB mundial.
De acordo com a ONU, o fortalecimento dos pequenos negócios ajuda a combater a pobreza, a criar postos de trabalho e a salvaguardar a subsistência de bilhões de pessoas, incluindo trabalhadores pobres, mulheres e jovens. “A pandemia de Covid-19 afetou de forma desproporcional os negócios das empresas micro, pequenas e médias. Juntas, elas são a alma da economia de comunidades ao redor do globo”, destaca o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ele ainda pede que o mundo renove seu compromisso com as micro, pequenas e médias empresas para salvar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na construção de um mundo mais justo e próspero para todos.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressalta que os pequenos negócios fazem o Brasil gigante e são os responsáveis por movimentar, de forma significativa, a economia do país e do mundo. “A micro e pequena empresa, no Brasil e no mundo inteiro, é a teia que sustenta qualquer país. É a padaria, a loja de roupa, todos os segmentos da sociedade. O Brasil vem aperfeiçoando esse ambiente de melhoria de convivência com a micro e pequena empresa. Representamos hoje sete milhões de micro e pequenas empresas e cerca de 12 milhões de microempreendedores individuaisDa e emprega 55% dos brasileiros com carteira assinada”, destaca.
ONU e os pequenos negócios
O Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas foi proclamado por meio da Resolução 71/279 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 6 de abril de 2017. A data se une a outras comemorações no calendário com o intuito de destacar a relevância das micro, pequenas e médias empresas (MPME) no Brasil, como o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, celebrado em 5 de outubro.
Segundo o Banco Mundial, serão precisos 600 milhões de novos empregos até 2030 para absorver o crescimento da força de trabalho global, por isso essas empresas se fazem prioridade para muitos governos. Nos mercados emergentes, a maioria dos empregos vem de empresas médias que absorvem sete de cada 10 contratações.
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Resolução 183! E o governo deu uma bofetada na cara do MEI
Mês de Outubro fechou com uma notícia preocupante para milhões de microempreendedores individuais (MEI) em todo o país. Em 13 de outubro de 2025, o

O governo de Rondônia editou o Decreto nº 30.732, de 2 de outubro de 2025, que restabelece o prazo de 45 dias para regularização do Imposto sobre Op

II FROMIMPE: Oportunidade e Desenvolvimento Econômico em Rondônia
O segundo encontro estadual do Fórum Permanente Rondoniense das Micro e Pequenas Empresas (FROMIMPE) reuniu, nos dias 5 e 6 de novembro, em Porto Ve

Giovana Antonelli e Primo Pobre brilham no Mutirão Acredita + Caravana Delas
O auditório da Faculdade Católica de Porto Velho na última sexta-feira (7) virou palco para o evento promovido pelo Sebrae em Rondônia, que uniu dua
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)