Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

O Sebrae em Rondônia supera suas metas em 2018


O Sebrae em Rondônia supera suas metas em 2018 - Gente de Opinião

Com uma previsão para atender 19 mil pequenos negócios em 2018, o Sebrae em Rondônia atendeu 21 mil. Nos processos de inovação, as expectativas foram superadas em 38% e a fidelização de clientes atingiu 108% dos empresários e empreendedores. Além das metas mobilizadoras que englobam fidelização, inovação, atendimento a micro e pequenas empresas, bem como microempreendedores individuais (MEI), também houve superação nas métricas e indicadores que permitiram alcançar os objetivos.


O Sebrae levou empresários a 26 missões, desde o lançamento do livro Raízes Amazônicas – Arte & Design de Rondônia, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) no Rio de Janeiro, até a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte (MG). O Sebrae em Rondônia, pelo convênio 120/2016/PGE, reuniu grandes parceiros e disponibilizou espaço para apresentação dos cafés rondonienses no evento.


Para Carlos Berti, diretor administrativo e financeiro do Sebrae em Rondônia, no exercício de 2018, o Sebrae atendeu os produtores rurais nos seminários e eventos de agronegócios, bem como na vanguarda do aperfeiçoamento com o atendimento pelo programa de desenvolvimento de startups, afinal, ideias inovadoras são potenciais negócios de sucesso.


Foram realizadas mais de 39 mil orientações, 547 palestras com mais de 12 mil participantes, 104 seminários com mais de 9 mil presentes com interesse em prosperar em seus negócios. Os cursos presenciais contaram com 8,7 mil inscritos e mais de 9 mil nos cursos à distância. Nas 211 oficinas realizadas, 3.759 pessoas receberam capacitação e as 8,7 mil consultorias realizadas somaram mais de 29 mil horas.


De acordo com Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, os participantes foram especialmente apresentados aos conhecimentos de forma a compreender as informações geradas pelos instrutores, facilitadores, consultores e palestrantes de alta competência no trato das questões empresariais.


Para o diretor superintendente Valdemar Camata Júnior, o ano de 2018 foi exemplar: “Conseguimos resultados fantásticos tanto no atendimento às micro e pequenas empresas quanto na articulação institucional, criando um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo e fomentando os pequenos negócios a criarem vínculos comerciais, inclusive com o poder público. Fortalecemos as lideranças locais e estimulamos parcerias com diversas entidades, dando nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento econômico de Rondônia”, finalizou.


O novo ciclo que se inicia reserva grandes desafios, tanto de transformações políticas quanto de realidade econômica. O Sebrae em Rondônia estará cada vez mais próximo daqueles que querem crescer, buscando fortalecer a cultura do empreendedorismo, tornando reais os sonhos de muitos rondonienses.


Para mais informações, acesse sebrae.ro, entre em contato pelo WhatsApp 98130.5656 ou ligue para a Central de Atendimento 0800 570 0800.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia deve encerrar 2025 com a 3ª melhor economia do Brasil

Rondônia deve encerrar 2025 com a 3ª melhor economia do Brasil

Atualizada em novembro, a Resenha Regional de Assessoramento Econômico de uma instituição financeira com as projeções de crescimento do Produto Intern

Simpi NA e Ministério do Empreendedorismo se unem para levar tecnologia e certificação digital gratuita a milhões de MEIs

Simpi NA e Ministério do Empreendedorismo se unem para levar tecnologia e certificação digital gratuita a milhões de MEIs

Ministério do Empreendedorismo (MEMP) firmou um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Sindicatos da Micro e Pequena Indústria (

Programa nacional vai beneficiar 1,2 milhão de empresas com gestão completa gratuita, emissão de NF-e e certificado digital sem custo

Programa nacional vai beneficiar 1,2 milhão de empresas com gestão completa gratuita, emissão de NF-e e certificado digital sem custo

Durante o evento nacional realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a ASSIMPI (Associação Nacional dos SIMPIs) e o Ministério do Empreended

CDL Ji-Paraná promove Treinamento de Alta Performance em Vendas com abordagem prática e orientada a resultados

CDL Ji-Paraná promove Treinamento de Alta Performance em Vendas com abordagem prática e orientada a resultados

A CDL de Ji-Paraná está realizando o Treinamento de Alta Performance em Vendas, uma capacitação voltada para profissionais que desejam aprimorar hab

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)