Quarta-feira, 29 de maio de 2019 - 09h22
Depois de várias reuniões entre o Setor Produtivo, Governo do Estado e Deputados da Assembleia Legislativa, foi definido, na manhã desta segunda-feira (28), a Margem de Valor Agregado – MVA de autopeças no Estado de Rondônia. A partir de 1° de Setembro o novo MVA passará de 35% para 50%.
De acordo com um estudo apresentado anteriormente pela Secretaria de Estado de Finanças- SEFIN, em outros estados do País o percentual varia entre 40% a 71,78%. Um reajuste maior no nosso estado, poderia significar um aumento das compras por via eletrônica, enfraquecimento do setor e até mesmo desemprego, na medida em que a grande maioria dos empresários são de pequeno porte. A porcentagem negociada visa não criar um passivo para as empresas e atender à necessidade de não inviabilizar o mercado estadual de autopeças.
O Conselheiro da Fecomércio/RO e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de Rondônia (Sindipeças), Osmar Santana, coordenou as negociações desde o início e avaliou como uma oportunidade única para o setor produtivo. “Mostramos a real situação dos empresários de autopeças, houve, por parte do Governo, uma atenção e um entendimento da situação econômica que passamos, e temos, certeza, que o resultado foi proveitoso para todos os envolvidos”, afirmou.
Para o Presidente do Sistema Fecomércio/RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, o resultado foi positivo. “Agradecemos aos deputados estaduais que abraçaram esta causa e ao governo do Estado, através da Sefin, que nos deu oportunidade de dialogar e expor os problemas que um aumento maior poderia trazer para o setor e para a própria arrecadação. Acredito que este entendimento entre todos foi de fundamental importância para que ninguém saia prejudicado e nosso Estado continue a crescer”, afirmou o presidente.
Participaram da reunião o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes e os deputados Adelino Follador, Cirone Deiró, Ezequiel Neiva e Jair Montes. Estiveram presentes ainda o Secretário de Estado de Finanças, Luiz Fernando e o Adjunto Franco Maegaki Ono, Francisco Holanda, além do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Rondônia – SIMMMERO, Adélio Barofaldi e Empresários de empresas de autopeças.
Conselheiros do Sebrae em Rondônia na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
Em agenda durante esta semana (29), em Brasília-DF, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti (FCDL)
Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial
Sim, você leu certo, acredite!Em um cenário de constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica, os pequenos empresários enfrentam um desafio cada
Sebrae assina Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com CGU
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) promove uma cerimônia nesta quarta (30), às 9h, em sua sede em Porto Velho para
A capital de Rondônia encerrou com sucesso a edição 2025 do World Creativity Day – WCD (Dia Mundial da Criatividade e Inovação), que movimentou a ci