Terça-feira, 5 de agosto de 2025 - 11h35

No
dia 4 de agosto, uma comitiva de Rondônia formada por representantes do Sebrae,
da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Junta Comercial,
Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e secretarias municipais realizou uma
visita técnica às cidades de Maringá e Campo Mourão, no Paraná. O objetivo foi
conhecer de perto políticas públicas e iniciativas de estímulo ao
desenvolvimento econômico e à inovação já consolidadas no estado.
A
ação teve como foco o intercâmbio de experiências e boas práticas que possam
ser adaptadas e implementadas em Rondônia, fortalecendo a atuação local voltada
ao empreendedorismo e ao crescimento sustentável.
A programação teve início em Maringá, na sede da Regional Noroeste do Sebrae/PR. Na ocasião, a equipe do Sebrae apresentou seus projetos estratégicos voltados à promoção do empreendedorismo e à competitividade dos pequenos negócios na região. Entre os destaques, estiveram as ações que articulam o poder público, empresas e sociedade civil para gerar resultados sustentáveis e inovadores.

Logo após, a comitiva foi recebida na Prefeitura de Maringá pelo prefeito Sílvio Barros que foi prefeito de Maringá por duas gestões, destacando-se pela criação de parcerias inovadoras com a sociedade civil no planejamento e administração da cidade. Sua gestão recebeu prêmios e é reconhecida por promover a participação cidadã e práticas de governança colaborativa. Durante a reunião, foram discutidas as políticas públicas implantadas e planejadas pelo município, como os programas de compras públicas sustentáveis, ações alinhadas à Agenda 2030 da ONU e estratégias de incentivo à inovação. Também foi apresentado o trabalho do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), referência nacional em governança colaborativa.
No período da tarde, a comitiva seguiu para Campo Mourão, onde foi recebida na Fundação Educere. O Sebrae/PR apresentou o EmpreendeWeek, evento regional que fomenta o empreendedorismo e integra o ecossistema local de inovação. Além disso, foram detalhadas outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de negócios e à articulação entre poder público e setor produtivo.
A Fundação Educere compartilhou suas experiências e resultados no setor educacional, enquanto a Secretaria Municipal de Inovação apresentou a estrutura do ecossistema de inovação da cidade, suas legislações específicas e os planos para consolidar uma cultura inovadora no município.
A missão reforça o papel da cooperação interestadual como ferramenta para o aprimoramento das políticas públicas e para a promoção de projetos que beneficiem diretamente os empreendedores e a população.
A participação do Sebrae em Rondônia foi fundamental para a articulação dessa agenda e reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios e o estímulo à inovação em todo o estado.
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia
Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!
Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)