Terça-feira, 5 de agosto de 2025 - 11h35
No
dia 4 de agosto, uma comitiva de Rondônia formada por representantes do Sebrae,
da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Junta Comercial,
Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e secretarias municipais realizou uma
visita técnica às cidades de Maringá e Campo Mourão, no Paraná. O objetivo foi
conhecer de perto políticas públicas e iniciativas de estímulo ao
desenvolvimento econômico e à inovação já consolidadas no estado.
A
ação teve como foco o intercâmbio de experiências e boas práticas que possam
ser adaptadas e implementadas em Rondônia, fortalecendo a atuação local voltada
ao empreendedorismo e ao crescimento sustentável.
A programação teve início em Maringá, na sede da Regional Noroeste do Sebrae/PR. Na ocasião, a equipe do Sebrae apresentou seus projetos estratégicos voltados à promoção do empreendedorismo e à competitividade dos pequenos negócios na região. Entre os destaques, estiveram as ações que articulam o poder público, empresas e sociedade civil para gerar resultados sustentáveis e inovadores.
Logo após, a comitiva foi recebida na Prefeitura de Maringá pelo prefeito Sílvio Barros que foi prefeito de Maringá por duas gestões, destacando-se pela criação de parcerias inovadoras com a sociedade civil no planejamento e administração da cidade. Sua gestão recebeu prêmios e é reconhecida por promover a participação cidadã e práticas de governança colaborativa. Durante a reunião, foram discutidas as políticas públicas implantadas e planejadas pelo município, como os programas de compras públicas sustentáveis, ações alinhadas à Agenda 2030 da ONU e estratégias de incentivo à inovação. Também foi apresentado o trabalho do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), referência nacional em governança colaborativa.
No período da tarde, a comitiva seguiu para Campo Mourão, onde foi recebida na Fundação Educere. O Sebrae/PR apresentou o EmpreendeWeek, evento regional que fomenta o empreendedorismo e integra o ecossistema local de inovação. Além disso, foram detalhadas outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de negócios e à articulação entre poder público e setor produtivo.
A Fundação Educere compartilhou suas experiências e resultados no setor educacional, enquanto a Secretaria Municipal de Inovação apresentou a estrutura do ecossistema de inovação da cidade, suas legislações específicas e os planos para consolidar uma cultura inovadora no município.
A missão reforça o papel da cooperação interestadual como ferramenta para o aprimoramento das políticas públicas e para a promoção de projetos que beneficiem diretamente os empreendedores e a população.
A participação do Sebrae em Rondônia foi fundamental para a articulação dessa agenda e reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios e o estímulo à inovação em todo o estado.
Empreender cedo se torna meta de uma nova geração de brasileiros
Três em cada dez jovens brasileiros, entre 18 e 27 anos, declararam ter como maior objetivo profissional abrir o próprio negócio, segundo estudo rea
Pequenos negócios de Rondônia embarcam para missão internacional na China
O Sebrae em Rondônia participa, entre os dias 8 e 22 de outubro de 2025, da missão técnica internacional “Canton Fair Experience”, uma das maiores i
Aqui tem tudo! Por que comprar de fora?
Em meio a um cenário em que a competitividade e a inovação são temas constantes nas rodas empresariais, A Federação da Pequena Empresa (FEEMPI) e o
Workshop Qualifica Amazônia destaca práticas ESG e inovação sustentável para empresas de Rondônia
O Workshop Qualifica Amazônia será realizado no próximo dia 15 de outubro, no Auditório do IFRO – Campus Porto Velho Calama, das 18h30 às 22h. O eve