Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Micros e Pequenas empresas ganham mais um forte apoio da Frente Parlamentar


Micros e Pequenas empresas ganham mais um forte apoio da Frente Parlamentar - Gente de Opinião

Todas as micros e pequenas empresas  ganham, a partir deste mês, novo reforço no Congresso Nacional, na luta por leis que assegurem a manutenção e crescimento de um dos setores mais importantes da economia. A confiança do segmento é a adesão do deputado federal Coronel  Chrisóstomo à Frente Parlamentar Mista em defesa da Micro e Pequena Empresa.

A adesão de Chrisóstomo foi assinada na última sexta-feira (06), na sede do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), em Porto Velho. De acordo com o presidente do Simpi-RO, Leonardo Heuler Calmon Sobral, a Frente existe desde 1998 e vem atuando na defesa dos interesses dos micro e pequenos empreendedores. Nesta legislatura, o grupo pretende, entre outras iniciativas, aperfeiçoar o arcabouço legal para tornar mais simples abrir, encerrar e administrar uma pequena empresa, assim como atuar fortemente na reforma  tributária, explica Leonardo.

Coronel Chrisóstomo atendeu a um convite do presidente Leonardo Sobral e diretoria da Federação Estadual das Entidades de Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (FEEMPI). O objetivo é discutir no Congresso Nacional ações que beneficiam as micros e pequenas empresas em todo o país como a redução da burocracia da carga tributária, entre outros.

Segundo Leonardo Sobral, trata-se de uma das frentes mais atuantes do Congresso Nacional pela causa que nos une. Os ganhos e avanços que tem conseguido são frutos, em todos os momentos, da união de todos os deputados. 

LAPIDAÇÃO

Entre os projetos apresentados pela diretoria do Simpi-RO está a implantação, de forma urgente, de escolas profissionalizantes e técnicas de lapidação de pedras, já que o minério  sai do país sem valor agregado (bruto), com custo ínfimo e retorno pequeno para o minerador/garimpeiro para o Estado e para o país.

Com esse objetivo, foi elaborado projeto para implementação da escola profissionalizante para formação de lapidários para jovens indígenas e demais jovens da sociedade, rondoniense, com investimentos privados e para  funcionar também de forma privada.

O projeto prevê ainda a participação na criação da nova escola dos  Ministérios da Economia em sua  Secretaria de Trabalho, e  de Minas Energia,    que faz parte do projeto que os alunos sejam indicados  pelos governos municipais, estaduais e pelo Governo Federal, destaca.

CONVITE NACIONAL

Em vídeo conferência, o deputado foi convidado pelo presidente do SIMPI Nacional Joseph Couri para conhecer a instituição e ser entrevistado pelo programa em rede nacional do Simpi - A Hora e a Vez da Pequena Empresa. Couri solicitou ao deputado a sua liderança em favor das pequenas empresas. Na pauta, a entrega do programa  “Brasil Mais Competitivo”, estudo elaborado por universidades a pedido dos Simpi’s , que prevê entre outras coisas a prioridade para que 1 milhão de pequenas empresas troquem a energia tradicional para energia alternativas, de forma que as indústrias dos equipamentos e assessórios de energia tivessem tratamento tributário diferenciado para vender para os pequenos (incentivos) e os pequenos  uma linha de financiamento que realmente funcione para comprá-los. Pede também,  que as pequenas empresas tenham a liberdade de vender a energia não utilizada em sua  empresa.   Ele cita como exemplo uma pequena fabrica instalada em um  galpão de 450 m2, e necessitasse de um 1/3 deste espaço para colocar as placas para resolver seu problema de energia. Se pudesse  ocupar todo o seu telhado para colocar as placas, e  poder vender o excedente, estaríamos criando ai as micros empresas fornecedoras de energia.

COMPROMISSO

Durante a reunião com o Simpi-RO em Porto Velho, o deputado reafirmou seu compromisso de tentar ajudar a categoria econômica como novo integrante da Frente Parlamentar Mista em defesa da Micro e Pequena Empresa. “Sei das dificuldades dos micros e pequenos empresários e estou à disposição para ajudar. Contem com meu apoio na defesa desta categoria importante para o desenvolvimento do nosso estado e do País”, salientou o deputado.

O presidente Leonardo Sobral agradeceu a disponibilidade do deputado em atuar em prol da categoria econômica e afirmou que, “sua participação será de grande valia para o setor produtivo, concluiu.

 

Mais Sobre Economia

Piso Salarial dos trabalhadores do comércio do interior de Rondônia segue sem acordo

Piso Salarial dos trabalhadores do comércio do interior de Rondônia segue sem acordo

Na segunda-feira (20) foi realizada mais uma rodada de negociações da Convenção Coletiva de Trabalho entre a Fecomércio, Sindicatos Patronais e o Sind

Entrega de unidade regional do Sebrae antecipada para fevereiro

Entrega de unidade regional do Sebrae antecipada para fevereiro

A conclusão das obras de melhoramento e manutenção da unidade regional do Sebrae em Ariquemes estava prevista para o mês de maio, mas a dinâmica

Projeto LIDER discute desenvolvimento regional em seu quinto encontro

Projeto LIDER discute desenvolvimento regional em seu quinto encontro

Aconteceu nesta terça (21), em Vilhena, o quinto encontro do Projeto LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional, programa que ocorre em nível N

Fecomércio atua em defesa do Comércio e dos Empresários de Rondônia

Fecomércio atua em defesa do Comércio e dos Empresários de Rondônia

Há mais de 30 anos a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Fecomércio atua em defesa dos interesses do comércio e dos empresários de Rondô