Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Mais uma etapa do Projeto Capital Empreendedor

Empreendedores de pequenos negócios estão sendo preparados para buscar investimentos de risco


Mais uma etapa do Projeto Capital Empreendedor        - Gente de Opinião

Agora a vez é dos empreendedores que se inscreveram para participar do projeto Capital Empreendedor Sebrae em Rondônia 2019. Na etapa "Workshop de Empreendedores". Cerca de quinze participantes, de empresas que estão em diversas fases, compareceram ao evento realizado de quarta a sexta (17 à 19) no Colégio Sapiens em Porto Velho. Durante três dias, diversas atividades são realizadas com o objetivo de preparar os empreendedores para conhecerem os principais mecanismos de funcionamento e critério de decisão de investimento de um investidor de risco. Especialistas no assunto foram convidados para o Workshop. Em outubro, até três empresas com os melhores ecossistemas de negócios, irão participar da fase nacional em São Paulo.

Maria Auxiliadora, coordenadora nacional do projeto Capital Empreendedor do Sebrae, veio especialmente para acompanhar essa importante etapa no estado. "A ideia dessa etapa é que a gente traga todo ecossistema nacional desde investidores anjos, aceleradoras, gestores de fundos de investidores, advogados especializados em contratos para trazer a esse universo dos empreendedores locais o funcionamento do processo de negociação, o que é importante para o empreendedor entender quando ele vai buscar o capital, qual a importância dele ter um modelo de negócio bem estruturado para que consiga sentar em uma mesa de negociação com qualquer investidor, seja ele anjo ou fundo de investimento de forma bem estruturada sabendo o que está buscando e qual é o melhor investidor para o momento do seu negócio, então essa é a proposta desse workshop", disse Auxiliadora.

A analista do projeto no estado fala o que os empreendedores podem esperar dessa fase. "Nessa fase estamos preparando os empreendedores que se inscreveram no projeto para saber como será quando chegarem no contato com os investidores. Nesses três dias vão aprender a preparar um "pitch" ou seja,  vender a sua ideia em cinco minutos, para estar próximo dos investidores e temos vários convidados que estão aqui justamente para ensiná-los sobre isso. É uma preparação imensa para esses empresários", explanou Liliane Cougo, do Capital Empreendedor em Rondônia.

Os sócios da empresa Organizze de Vilhena, Matheus e Willian não perderam a oportunidade de participarem do Workshop de empreendedores. "Foi uma iniciativa ótima do Sebrae, desenvolver o Capital Empreendedor, principalmente porque o Norte acaba ficando um pouco esquecido dos grandes centros e, eu estou achando esse workshop maravilhoso, o conhecimento compartilhado foi bastante prático, mesmo para mim que já tenho um pouco de experiência", salientou Matheus Torrente, empresário.

Willian, também sócio da Organizze, afirmou que a melhor coisa que ele fez foi inscrever a empresa no Projeto Capital Empreendedor. "É uma oportunidade única para pequena e média empresa com objetivo de expansão, não poderíamos ficar de fora! As empresas precisam de uma certa aceleração, principalmente as pequenas e eu acredito nesse projeto e o conteúdo que tem sido repassado é excelente", exclamou Willian Torrente, empresário.

"Estou adorando esse workshop com vários depoimentos e trocas de experiências, abrindo bastante nossa mente para que a gente possa caminhar da maneira correta na vida empresarial, com risco certo, digamos assim, sabendo investir da maneira certa, ainda mais que nossa empresa está começando e foi por isso que eu me inscrevi no Projeto Capital Empreendedor, porque tudo que vem do Sebrae, eu confio", finaliza Alexsandro Rosa, empresário da empresa Veloz Service de Vilhena.

Mais Sobre Economia

Sebrae - Servidores públicos municipais preparados

Sebrae - Servidores públicos municipais preparados

Nesta sexta-feira (16) o consultor Cláudio Scavassa encerrou o curso de Agente de Desenvolvimento Avançado na Unidade Regional do Sebrae em Ji-Paraná.

TiX Tecnologia vence o Desafio Like a Boss no Startup Summit

TiX Tecnologia vence o Desafio Like a Boss no Startup Summit

A emoção deu o tom de toda a etapa final que consagrou as empresas TiX Tecnologia, Medei e Cheap2Ship como vencedoras do Desafio Sebrae Like a Boss, n

Barbearia que começou atendimentos em bairro carente hoje é sucesso em Ji-Paraná

Barbearia que começou atendimentos em bairro carente hoje é sucesso em Ji-Paraná

Há cerca de dois anos no mercado, a Barbearia do Elvis carrega uma história de superação, Elvis Oliveira, dono da pequena empresa em Ji-Paraná, cont

Startup Summit 2019 reúne mais de 4 mil pessoas em Florianópolis

Startup Summit 2019 reúne mais de 4 mil pessoas em Florianópolis

Começou nesta quinta-feira (15) o Startup Summit 2019, evento dedicado a reunir todo o ecossistema de tecnologia do Brasil. Mais de 150 palestrantes p