Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019 - 20h15

Desburocratização e Educação Empreendedora serão desenvolvidos no município
O Prefeito de Itaupã do Oeste, Moisés Cavalheiro, acompanhado de seu vice, Paulo Tramontin e equipe técnica, estiveram reunidos com equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em seu gabinete na manhã desta quinta (31). Na pauta da reunião, a aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e um programa de Educação Empreendedora.
O Diretor Superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira apresentou rapidamente o portfólio de produtos e serviços da entidade, assim como explicou a forma de atuação da entidade junto aos municípios.
Dentro do escopo da implementação da Lei Geral 123/2006, a Lei Geral da MPE estão contidas diversas situações que favorecem o empreendedorismo, em especial na atuação do Pequeno Negócio. Simplificação de processos e procedimentos, abreviação de prazos de licenças e alvarás, um grande esforço para simplificar o processo de formalização de empresas, além de amplificar as compras públicas com os Pequenos Negócios.
“Fico feliz pois pela primeira vez o Superintendente do Sebrae nos visita. Nossa primeira necessidade seria capacitar a nossa equipe técnica. Num segundo momento, o ideal é conscientizar o empresário. O Sebrae, com sua equipe técnica nos ajudará com muitas ferramentas, ou seja, além de trazer a vara, ainda vai nos ensinar a pescar”, disso o Prefeito Cavalheiro.
O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) também foi apresentado à equipe, empolgando a todos. Trata-se de uma metodologia específica, direcionada aos alunos do ensino fundamental onde os professores são capacitados e aplicam o projeto em sala de aula. São conceitos e ferramentas baseadas no empreendedorismo que culminam, ao final da programação, em uma feira do Jovem Empreendedor, onde os alunos criam produtos e empresas fictícias e os comercializam no evento, mobilizando toda a comunidade escolar.
A Lei Geral é muito mais ampla e se o Poder Público se engajar, pode envolver desde o Pequeno Produtor que fornece a merenda escolar, através dos programas PAA e PNAE, até mesmo a participação em licitações do município, onde a MPE concorre com condições especiais para permitir que os recursos circulem no próprio município, gerando riquezas e oportunidades locais. Esta iniciativa vai de encontro ao movimento Rondônia Pela Educação, do qual o Sebrae faz parte e contempla também o Pacto Global, lançado pela ONU que propõe reduzir desigualdades até 2030.
Para o Superintendente do Sebrae, nos municípios é que as atividades se desenvolvem: “Rondônia é a soma de todos os municípios e, numa visão macro, uma boa organização e planejamento otimizam os recursos públicos. Nossa missão enquanto Sebrae também é apoiar os municípios na disseminação da cultura empreendedora e, uma vez que os agentes mais próximos da população são os prefeitos, secretários, vereadores, esta articulação institucional se faz necessária. O Prefeito Cavalheiro tem vontade de acertar e isso já é um grande passo dado. Estamos articulando um grande programa voltado aos municípios, para qualificar o pessoal técnico, buscando a excelência também no serviço público, o que reflete diretamente no desenvolvimento econômico local”, afirmou Daniel Pereira.
Saiba mais sobre a atuação do Sebrae, acessando sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook,Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
No Dia do Empreendedorismo Feminino, rede de mães atípicas celebra fortalecimento
No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19), a Rede de Mães Atípicas Empreendedoras comemora um avanço expressivo

Diante do crescimento na demanda de negócios em Rondônia, o Santander iniciou um novo ciclo de contratações de assessores de investimentos no estad

Bofetada II! Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026
Alteração normativa aparentemente discreta, aprovada no fim de 2025, deve provocar impactos significativos na tributação de micro e pequenas empresa

Rondônia se mantém com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, segundo nova pesquisa do IBGE
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)