Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Invest Rondônia fomenta atração de negócios para fortalecer geração de empregos


O Governo trabalha intensamente para fomentar Rondônia como polo de negócios do Brasil e do mundo - Gente de Opinião
O Governo trabalha intensamente para fomentar Rondônia como polo de negócios do Brasil e do mundo
Rondônia conquistou nos últimos anos o reconhecimento por diversos empresários brasileiros e estrangeiros de ‘‘novo polo de negócios do Brasil’’. Conforme a Junta Comercial de Rondônia – Jucer, mais de 88 mil empresas foram abertas no Estado de 2019 até setembro de 2022, e novos negócios devem se instalar em breve. O Estado foi escolhido para instalação de uma indústria de confecção de jeans e de uma mega fazenda de tambaqui, que irão gerar milhares de empregos.
De acordo com levantamento da Invest Rondônia, desenvolvido no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, que trabalha para atrair novos negócios, assim também como ajudar empreendedores a colocarem seus produtos no mercado internacional, somente neste segundo semestre de 2022 foram realizados 564 atendimentos/reuniões com empresas, entidades nacionais, internacionais e órgãos de governo; interessados nos atrativos comerciais do Estado.
Os empresários têm em comum a busca por entender melhor sobre os benefícios fiscais e tributários que podem ser obtidos, se instalando no Estado, além da segurança jurídica e localização geograficamente estratégica do Estado, considerando a região Norte e também os países andinos e a saída para o Pacífico. Além disso, há a apreciação pelo fato do Estado ser um grande produtor de alimentos de qualidade para o mundo, especialmente de soja, milho, café, e cacau, somada à pecuária forte.

Países que visitaram o Estado para estreitar as relações: Espanha, Peru, Bolívia, Estados Unidos da América, Singapura, Itália e Israel

NOVOS NEGÓCIOS
Os atrativos de Rondônia despertaram o interesse de uma indústria de confecção de jeans que anunciou que se instalará a partir de 2023, no Distrito Industrial em Porto Velho, tendo previsão de investimento de R$ 20 milhões, com estimativa para contratação de 500 funcionários. Outro grande empreendimento previsto no Estado é o Pride, anunciado por investidores de Israel, com o objetivo de desenvolver a cadeia do tambaqui.
Trata-se da implantação de uma mega fazenda de tambaqui, em Ariquemes, que funcionará como Centro de Conhecimento Sustentável para ajudar a piscicultura a se fortalecer. O projeto está na primeira fase, que é a dos estudos. Nesse momento, a Embrapa Pesca do Tocantins apresenta à Sedec o Plano de Trabalho para realização da pesquisa ao melhoramento genético e de nutrição da cadeia produtiva do Tambaqui, em parceria com a Embrapa Rondônia, Emater, Idaron e Seagri. O investimento total do empreendimento é estimado em U$ 80 milhões de dólares. A projeção é que sejam gerados 5 mil postos de trabalho.

Investidor de Israel anunciou interesse em implantar o Pride, com o objetivo de desenvolver a cadeia do tambaqui

POLÍTICAS PÚBLICAS
O Governo trabalha intensamente para fomentar Rondônia como polo de negócios do Brasil e do mundo. De acordo com a coordenadoria de Atração de Investimentos e Promoção à Exportação, 17 municípios já aderiram ao Invest Rondônia. Eles são beneficiados com cursos de capacitação e fóruns de discussão focados no desenvolvimento econômico local, são treinados para assumir protagonismo na atração de investimentos e divulgar as potencialidades de sua região e recepcionar o investidor.
Além disso, recebem material gráfico informativo como Guias de Oportunidades do Estado e Guias para Atração de Investimentos. Podem solicitar o apoio da Invest na resolução de demandas relacionadas ao Poder Público Estadual, o que os reforça como receptores de investidores e retentores de investimentos. Já foram realizados Fóruns de Desenvolvimento nos municípios de Porto Velho, Cacoal, Jaru e Pimenta Bueno, levando especialistas para tratar de demandas de cada região.
Neste último semestre, o Invest Rondônia realizou diversas ações em eventos para ajudar a estreitar relações comerciais no Estado. Credenciou junto à Setur e Seagri, 13 empresas que participaram da Feira de Gastronomia, que ocorreu em julho, no município de Porto Velho. Esteve presente na Gov Summit, o evento aconteceu em agosto, no Estado de São Paulo, onde Rondônia recebeu troféu simbólico do “Prêmio de excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”.
A audiência pública foi acompanhada por EIA/RIMA do Terminal Portuário Novo Remanso-TPNR, realizada em Agosto, onde foi apresentado o projeto que será realizado na região da zona Portuária Urbana de Porto Velho. Está prevista a geração de mais de mil empregos e investimentos de mais de R$ 800 milhões. Atuou também na divulgação do Festival do Tambaqui, realizado em setembro, para o mercado internacional.
Ao mesmo tempo, a Invest atuou diretamente na recepção de representações diplomáticas que visitaram o Estado para conhecer as cadeias produtivas. Entre os países estão a Espanha, Peru, Bolívia, Estados Unidos da América, Singapura, Itália e Israel. E já se articula para a realização do 2º Fórum Estadual de Desenvolvimento Econômico, buscando dar celeridade ao pleno desenvolvimento econômico de Rondônia por meio das cadeias produtivas, microempreendedorismo, inovação e gestão pública.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Nos dias 09 e 10 de maio, o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), será palco do Inova Amazônia 2024, um evento do Sistema Sebrae que r

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já fecharam contrato em Rondônia para serem atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Governo Federal, e que t

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

"De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

A nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marília Pimentel, foi convidada pela Federação das Entidades Estaduais de Micr

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)