Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Homenagens do TCE e MPC ao Dia do Auditor marcam Seminário de Boas Práticas de Auditoria e Controle


Homenagens do TCE e MPC ao Dia do Auditor marcam Seminário de Boas Práticas de Auditoria e Controle  - Gente de Opinião

Em homenagem ao Dia do Auditor, comemorado no último sábado (27), foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), na última sexta-feira (26), o I Seminário de Boas Práticas de Auditoria e Controle do Estado de Rondônia, cuja temática envolveu: “Auditoria do setor público – Fazendo a diferença na vida dos cidadãos”. 

Trata-se de uma iniciativa do Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do TCE-RO (SindControle) e da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas (AudTCE-RO), com apoio institucional do TCE-RO, por meio da Escola Superior de Contas (Escon), e do Ministério Público de Contas (MPC-RO). 

O evento teve, na mesa de honra, a presença de representantes das entidades organizadoras e apoiadoras, assim como da Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Iperon) e da União dos Controladores Internos de Rondônia (Ucir). 

HOMENAGENS 

Abrindo oficialmente o seminário, o conselheiro Wilber Coimbra, presidente da Escon/TCE-RO, destacou, em relação ao evento, a homenagem feita aos auditores, categoria profissional essencial para que as Cortes de Contas promovam a manutenção da governança das administrações públicas, por meio de, entre outras ações, a auditoria, a inspeção, a instrução e demais atribuições típicas do sistema de controle externo. 

Disse ainda da relevância da ação por seu aspecto pedagógico e orientador, em harmonia, portanto, com a vocação do TCE e, especialmente, da Escola Superior de Contas. “Que possamos, a partir dos ensinamentos e reflexões despertados por este seminário, contribuir para o aprimoramento e capacitação dos que aqui estão, pois esse será o grande legado”, acentuou. 

Também a procuradora de Contas, Érika Saldanha, ao parabenizar em nome do MPC a organização do evento pela homenagem aos auditores, citou o compartilhamento de ideias e conhecimentos proporcionado pelo seminário como fundamental ao alcance de boas práticas e políticas públicas efetivas. “E, com a realização deste evento, creio que não há melhor maneira de comemorarmos o Dia do Auditor”, frisou a representante do MPC rondoniense. 

Já o presidente do SindControle, Hermes Murilo Melo, pautou sua fala no agradecimento às instituições parceiras, acrescentando que o seminário foi concebido para proporcionar um diálogo aberto com especialistas e para gerar uma visão ampliada dos resultados das ações de controle. 

PAINÉIS 

As palestras abordaram os temas: “O Auditor do Século XXI”, “Boas práticas: CGE – Reestruturação do Sistema de Controle Interno Estadual”, “Boas práticas: CGM de Jaru – Auditoria do Transporte Escolar” e “Boas práticas: TCE de Rondônia – Auditoria dos Institutos de Previdência”. 

Como painelistas, atuaram: André Paulon, consultor em governança e riscos/”compliance” e “controller” para América Latina da Grid Solutions; Francisco Netto, controlador geral do estado de Rondônia; Gimael Cardoso, controlador geral do município de Jaru; e Gislene Rodrigues, auditora de Controle Externo e especialista em Regime Próprio de Previdência Social.

Os mediadores e debatedores foram: o conselheiro Wilber Coimbra, doutor em direito e presidente da Escon; Bruno Piana, secretário-geral de controle externo do TCE/RO e mestre em administração; Érika Saldanha, procuradora do MPC; e Maria Rejane, presidente do Iperon, procuradora do estado e especialista em Regime Próprio de Previdência Social.

Mais Sobre Economia

TCE disponibiliza no Portal Tô no Controle informações sobre obras nos municípios de Rondônia

TCE disponibiliza no Portal Tô no Controle informações sobre obras nos municípios de Rondônia

mportante trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), relativo ao acompanhamento de obras realizadas nos municípios rondonienses, passou a

As melhores empresas para trabalhar

As melhores empresas para trabalhar

O Programa de Certificação Great Place To Work (GPTW) foi criado para reconhecer organizações que valorizam pessoas. A organização precisa realizar um

Semana do MEI promove palestras e oficinas em todo o país

Semana do MEI promove palestras e oficinas em todo o país

O Sebrae promoverá em todo o país, de 20 a 24 de maio, a 10ª edição da Semana do MEI, com uma ampla programação digital e presencial. São 2.500 evento

Atuação do Sebrae no apoio tecnológico

Atuação do Sebrae no apoio tecnológico

Em visita ao Sebrae, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Exmo. Sr. Desembargador Walter Waltemberg, reuniu-se com o diretor sup