Quinta-feira, 17 de junho de 2021 - 11h48

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) institui o Plano Anual de Contratações (PAC) com objetivo de otimizar os gastos públicos. O plano vai proporcionar uma visão geral das necessidades de aquisições e contratações no âmbito da Secretaria. A nova ferramenta vai auxiliar no planejamento e execução do dispêndio de recurso público de forma eficiente, eficaz e transparente.
Em fase de elaboração, o Plano Anual de Contratações (PAC) vai aprimorar os gastos públicos, prevê a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) do Governo de Rondônia.
Segundo informou o diretor executivo da Sepog, Leandro de Souza, esse plano oferece a visão geral das necessidades de aquisições e contratações no âmbito da secretaria.
“A nova ferramenta vai auxiliar no planejamento e execução do dispêndio de recurso público de forma eficiente, eficaz e transparente”, ele disse.
Conforme explica Souza, o planejamento de compras ocasiona ganhos de escala e, consequentemente, benefícios à sociedade. Afinal, toda aquisição ou contratação na administração pública é custeada com o dinheiro do contribuinte.
Segundo o diretor, cinco servidores foram escolhidos para elaborar estudos e apresentar o documento à gestora da pasta, Beatriz Basílio Mendes. São eles: Pascalini Carvalho Chagas, Sílvia Cacilda de Assis, Helen Cristian Daniel Pereira, Nickson Neres de Moura e Bernadete Araújo da Silva, todos eles com a missão de elaborar o documento no prazo de 60 dias.
Para o especialista em políticas públicas e gestão governamental, Nickson Neres de Moura, o resultado do projeto tende a ser inovador para a sociedade rondoniense. “O trabalho começou dia 8 de fevereiro deste ano, com a instituição da Portaria nº 10, e terminou no dia 1º de junho, com a última versão da minuta; esse trabalho de equipe vai modernizar a gestão e dar mais transparência ao governo,” acrescentou.
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Confiança dos empresários do comércio diminui por conta dos juros altos e novos custos regionais
O setor varejista brasileiro iniciou 2026 em um cenário de cautela e desafios estruturais. Segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (

97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa
A contagem regressiva para a Reforma Tributária começou, mas o setor produtivo parece estar caminhando no escuro. Uma pesquisa recente realizada pel

Dívida Ativa com prazo prorrogado e DTE obrigatório: empresas com atenção redobrada até 29 de maio
Empresas de todos os portes precisam redobrar a atenção em 2026 diante de duas mudanças relevantes no cenário tributário brasileiro: a prorrogação d

Economia de mais de R$ 368 milhões em licitações garante mais investimentos em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Contratos, Convênios e Licitações (SMCL), garantiu, em 2025, uma economia superior a
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)