Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Governo de Rondônia lança programa Fisconforme e adota nova postura fiscal


O programa quer estimular a conformidade fiscal da classe produtiva do estado - Gente de Opinião
O programa quer estimular a conformidade fiscal da classe produtiva do estado

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (26), no salão de auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho, o novo programa de estímulo à conformidade fiscal da classe empresarial, o Fisconforme. Encabeçado pela Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), o programa tem o apoio das federações voltadas ao setor produtivo e a chancela do Governo do Estado.

“Este programa é um divisor de águas para o setor. Quem trabalha com a ilegalidade vai enxergar o fisco e o governo com outros olhos, como parceiros para o crescimento e desenvolvimento de cada contribuinte e, consequentemente, do estado”, disse o presidente da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Raniery Coelho.

Para o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, “o estreitamento do sistema com ações inovadores direcionadas ao setor produtivo e indústrias de Rondônia, aproxima os contabilistas e contribuintes através do uso da tecnologia com o fisco, e a automatização diminui a burocracia e fortalece a confiança entre o fisco e os contribuintes”.

O governador coronel Marcos Rocha lembrou o compromisso feito em campanha. “Nós falávamos em fazer inovação, de forma real e possível de trazer para o estado. Esse programa é muito importante, pois todo o recurso vem através da classe produtiva, então essa proximidade é necessária para diminuir as burocracias e para que o estado se desenvolva. É hora de parar de ficar na fala, mas fazer com que realmente aconteça, e quem sabe lá na frente, possamos fazer redução de impostos e melhorar ainda mais as condições de investimentos no estado”.

Marcos Rocha enfatizou os trabalhos realizados nos primeiros 100 dias de governo, como os 1.700 quilômetros de trechos de estradas reparados e o planejamento de asfaltamento e novos investimentos na educação e na saúde, como a construção no novo Hospital de Pronto Socorro João Paulo II, e o quanto os tributos recolhidos e investimentos em Rondônia são importantes para tais ações.

“Rondônia tem tudo para ser um dos melhores estados do país para se investir, e isso não é falácia, não, porque esta é a primeira vez que desempenho cargo político, mas eu sempre acreditei nisso e vou trabalhar para realizar”, declarou o governador Marcos Rocha.

O secretário da Sefin, Luís Fernando Pereira da Silva, explicou a importância da autorregularização junto ao fisco e explanou sobre o sistema tributário, seguido de orientações técnica para a classe empresarial presente sobre o acesso ao sistema no portal do contribuinte. “Este momento é um marco de mudança e disposição do fisco com uma nova postura de relacionamento com os contribuintes, e garantia da arrecadação para utilização em políticas públicas de benefício à população”.

Mais Sobre Economia

TCE disponibiliza no Portal Tô no Controle informações sobre obras nos municípios de Rondônia

TCE disponibiliza no Portal Tô no Controle informações sobre obras nos municípios de Rondônia

mportante trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), relativo ao acompanhamento de obras realizadas nos municípios rondonienses, passou a

As melhores empresas para trabalhar

As melhores empresas para trabalhar

O Programa de Certificação Great Place To Work (GPTW) foi criado para reconhecer organizações que valorizam pessoas. A organização precisa realizar um

Semana do MEI promove palestras e oficinas em todo o país

Semana do MEI promove palestras e oficinas em todo o país

O Sebrae promoverá em todo o país, de 20 a 24 de maio, a 10ª edição da Semana do MEI, com uma ampla programação digital e presencial. São 2.500 evento

Atuação do Sebrae no apoio tecnológico

Atuação do Sebrae no apoio tecnológico

Em visita ao Sebrae, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Exmo. Sr. Desembargador Walter Waltemberg, reuniu-se com o diretor sup