Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Governo de Rondônia lança programa Fisconforme e adota nova postura fiscal


O programa quer estimular a conformidade fiscal da classe produtiva do estado - Gente de Opinião
O programa quer estimular a conformidade fiscal da classe produtiva do estado

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (26), no salão de auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho, o novo programa de estímulo à conformidade fiscal da classe empresarial, o Fisconforme. Encabeçado pela Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), o programa tem o apoio das federações voltadas ao setor produtivo e a chancela do Governo do Estado.

“Este programa é um divisor de águas para o setor. Quem trabalha com a ilegalidade vai enxergar o fisco e o governo com outros olhos, como parceiros para o crescimento e desenvolvimento de cada contribuinte e, consequentemente, do estado”, disse o presidente da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Raniery Coelho.

Para o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, “o estreitamento do sistema com ações inovadores direcionadas ao setor produtivo e indústrias de Rondônia, aproxima os contabilistas e contribuintes através do uso da tecnologia com o fisco, e a automatização diminui a burocracia e fortalece a confiança entre o fisco e os contribuintes”.

O governador coronel Marcos Rocha lembrou o compromisso feito em campanha. “Nós falávamos em fazer inovação, de forma real e possível de trazer para o estado. Esse programa é muito importante, pois todo o recurso vem através da classe produtiva, então essa proximidade é necessária para diminuir as burocracias e para que o estado se desenvolva. É hora de parar de ficar na fala, mas fazer com que realmente aconteça, e quem sabe lá na frente, possamos fazer redução de impostos e melhorar ainda mais as condições de investimentos no estado”.

Marcos Rocha enfatizou os trabalhos realizados nos primeiros 100 dias de governo, como os 1.700 quilômetros de trechos de estradas reparados e o planejamento de asfaltamento e novos investimentos na educação e na saúde, como a construção no novo Hospital de Pronto Socorro João Paulo II, e o quanto os tributos recolhidos e investimentos em Rondônia são importantes para tais ações.

“Rondônia tem tudo para ser um dos melhores estados do país para se investir, e isso não é falácia, não, porque esta é a primeira vez que desempenho cargo político, mas eu sempre acreditei nisso e vou trabalhar para realizar”, declarou o governador Marcos Rocha.

O secretário da Sefin, Luís Fernando Pereira da Silva, explicou a importância da autorregularização junto ao fisco e explanou sobre o sistema tributário, seguido de orientações técnica para a classe empresarial presente sobre o acesso ao sistema no portal do contribuinte. “Este momento é um marco de mudança e disposição do fisco com uma nova postura de relacionamento com os contribuintes, e garantia da arrecadação para utilização em políticas públicas de benefício à população”.

Mais Sobre Economia

Senai abre inscrição para nova turma do curso de Eletricista de Rede em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena

Senai abre inscrição para nova turma do curso de Eletricista de Rede em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena

Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional em Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. A capacitação faz pa

Autoridades prestigiam abertura da FEMUAR

Autoridades prestigiam abertura da FEMUAR

O primeiro dia de funcionamento da Feira Multisetorial de Ariquemes (FEMUAR) atraiu autoridades de diversas partes do Estado, como o governador de Ron

Fecomércio defende o fomento da economia e do turismo durante reunião com comitiva da Suframa

Fecomércio defende o fomento da economia e do turismo durante reunião com comitiva da Suframa

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio/RO participou de agenda técnica com a Comitiva da Superintendên

Mais uma etapa do Projeto Capital Empreendedor

Mais uma etapa do Projeto Capital Empreendedor

Agora a vez é dos empreendedores que se inscreveram para participar do projeto Capital Empreendedor Sebrae em Rondônia 2019. Na etapa "Workshop de E