Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

FIERO participa do lançamento do B20 Brasil


FIERO participa do lançamento do B20 Brasil - Gente de Opinião

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, esteve presente no evento de lançamento do B20 Brasil, fórum empresarial para diálogo com os governos do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 29, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).

O Business 20, ou B20, neste ano presidido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), reúne empresários das 20 maiores economias globais e busca ampliar o relacionamento e fomentar o diálogo entre o setor público e privado, conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, e tem objetivo de apresentar ideias sobre temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico mundial, e mostrar recomendações práticas aos membros do G20.

Os principais temas abordados nos diálogos durante o evento foram: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura, Emprego e Educação, Transição Energética e Clima, Transformação Digital, Integridade e Compliance, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, além do Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.

“Minha participação no B20 foi para identificar convergências de agenda e de propósito com o que temos feito, tanto no estado de Rondônia, buscando atrair investimentos e desenvolver uma nova economia de baixo carbono, quanto para a agenda do Instituto Amazônia +21 e as empresas que compõe o G20”, disse Thomé.

De acordo com o presidente da FIERO, esses encontros precisam produzir efeitos práticos, já que o compromisso de todos que compõe o quadro do B20 para o ano de 2024 é que ao final dessa reunião haja uma proposta efetiva para encaminhar, com ações práticas para o desenvolvimento sustentável do Brasil e igualmente para o mundo.

O evento reuniu presidentes das federações das indústrias de vários estados, empresários e outras entidades representativas de diversos segmentos, além de autoridades como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Ricardo Alban, presidente da CNI e Eduardo Vieira, presidente da FIRJAN. 

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)