Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Feiras marcam o encerramento do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Seringueiras


Feiras marcam o encerramento do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Seringueiras  - Gente de Opinião

O Sebrae Rondônia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Seringueiras, promoveram as Feiras de Encerramento do Programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos / MPT, nas escolas municipais participantes do projeto. 

Com o objetivo de estimular a criatividade e o pensamento crítico, o JEPP incentiva comportamentos empreendedores junto aos estudantes, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura, na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.  

Durante as feiras do JEPP, os alunos se tornam os protagonistas das ações desenvolvidas em sala de aula. Em Seringueiras, os estudantes do 4º ano da Escola Venceslau Bras, foram desafiados a refletir sobre as vantagens da locação de produtos em diferentes situações, identificando as preferências dos futuros clientes, planejando atividades e compreendendo a importância do trabalho em equipe. Este foco prático visa proporcionar uma compreensão mais profunda sobre conceitos empreendedores, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração, preparando-os para aplicar essas habilidades no mundo real. 

Em Seringueiras, as Feiras do JEPP já foram realizadas por cinco vezes na escola Venceslau Bras, envolvendo os alunos do 4º e também do 5º ano, oferecendo uma oportunidade prática e enriquecedora para o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Na última feira realizada, os alunos do 5º ano participaram ativamente da produção e comercialização de diversos alimentos. Esta etapa enfatizou a importância dos alimentos e dos cuidados com a higiene, incentivando os estudantes a criarem um espaço gastronômico que privilegiasse alimentos saudáveis, saborosos e valorizasse a cultura local. Além de compreender a importância das escolhas alimentares saudáveis, os alunos desenvolveram habilidades de gestão, planejamento e comunicação. 

“As feiras de encerramento do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos demonstram, não apenas a importância de introduzir a cultura do empreendedorismo desde cedo, mas também como essas práticas são incorporadas de maneira significativa no ambiente educacional”, enalteceu Daniela Pantoja, analista técnica do Sebrae em Rondônia. 

Essa iniciativa vai além do ensino convencional, preparando os alunos para serem agentes ativos em suas comunidades. Junto aos estudantes, o JEPP incentiva o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais em suas vidas pessoais e profissionais. 

“Esse projeto é incrível! Ele ajuda várias crianças, ainda mais o quinto ano, a ser empreendedor e ajuda muito no nosso desenvolvimento com ser humano”, conta o aluno João Miguel, do 5º ano da Escola Venceslau Bras. 

Com a realização do JEPP junto aos estudantes rondonienses, o Sebrae RO tem demonstrado o seu comprometimento em preparar os alunos para um futuro no qual as habilidades empreendedoras são cada vez mais valorizadas e necessárias para o sucesso no mundo contemporâneo.  

“Estas feiras não apenas ensinam conceitos teóricos, mas também ofereceram uma plataforma prática para a aplicação desses conhecimentos, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e engajados com o mundo à sua volta”, completa Rosilei Emiliano Covre, diretora da escola. 

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. Nesta proposta, o JEPP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. 

"Quero enfatizar o impacto positivo do programa JEPP em nossas escolas, em parceria com o Sebrae. Temos visto um crescimento significativo no incentivo ao empreendedorismo entre nossas crianças. Agradeço ao Sebrae e a todos os colaboradores por tornarem isso possível. Obrigado pelo apoio contínuo. Juntos, continuaremos a promover o desenvolvimento empreendedor de nossos jovens. Muito obrigado", agradeceu o secretário municipal de Educação de Seringueiras, Claudio Roberto de Oliveira. 

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Nos dias 09 e 10 de maio, o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), será palco do Inova Amazônia 2024, um evento do Sistema Sebrae que r

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já fecharam contrato em Rondônia para serem atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Governo Federal, e que t

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

"De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

A nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marília Pimentel, foi convidada pela Federação das Entidades Estaduais de Micr

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)