Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Fecomércio/RO vai discutir com empresários sobre revisão do valor agregado de autopeças

A pesquisa foi apresentada na manhã de ontem (08) em reunião na Secretaria de Estado de Finanças


Fecomércio/RO vai discutir com empresários sobre revisão do valor agregado de autopeças - Gente de Opinião

Prezado editor, boa tarde!

Segue em anexo release da Fecomércio/RO para possível publicação.


Atenciosamente, 



 

Fecomércio/RO vai discutir com empresários sobre revisão do valor agregado de autopeças

A pesquisa foi apresentada na manhã de ontem (08) em reunião na Secretaria de Estado de Finanças

 

A revisão e atualização do valor agregado de autopeças anunciado pela Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN) é assunto em discussão na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio/RO.


A pesquisa sobre a revisão da Margem de Valor Agregado – MVA de autopeças foi apresentada na manhã de ontem (08), durante reunião na Coordenadoria Geral da Receita Estadual. Os Conselheiros da Fecomércio/RO Osmar Santana e José Nilson, representaram a Federação na ocasião.


Participaram ainda da reunião, o assessor jurídico da Federação, Dr. Paulo Rogério, o Coordenador Geral da Receita Estadual, Antônio Carlos Alencar, o Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, Flaudemir Reis, o Gerente de Fiscalização da Sefin, José Luiz Horn e o Gerente de Tributação, Amarildo Alvarenga, além de empresários locais do ramo.


De acordo com o estudo, Rondônia atualmente possui o menor MVA para tabela de autopeças do país - 35%, enquanto em outros estados o percentual varia entre 40% a 71,78%. Outro motivo para revisão, segundo a Secretaria de Finanças são as margens de agregação não ajustadas às variações de alíquotas de ICMS pela origem das mercadorias e as mudanças na legislação tributária nos últimos 15 anos com inclusão e retirada de mercadorias do regime de Substituição Tributária.


De acordo com o conselheiro da Fecomércio/RO, Osmar Santana, também presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças para Veículos do Estado de Rondônia – Sindipeças, é preciso analisar a situação com demais empresários locais. “Temos que avaliar essa pesquisa para evitar possíveis impactos para o consumidor e para os empresários”, destacou Osmar.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

A contagem regressiva para a Reforma Tributária começou, mas o setor produtivo parece estar caminhando no escuro. Uma pesquisa recente realizada pel

Dívida Ativa com prazo prorrogado e DTE obrigatório: empresas com atenção redobrada até 29 de maio

Dívida Ativa com prazo prorrogado e DTE obrigatório: empresas com atenção redobrada até 29 de maio

Empresas de todos os portes precisam redobrar a atenção em 2026 diante de duas mudanças relevantes no cenário tributário brasileiro: a prorrogação d

Economia de mais de R$ 368 milhões em licitações garante mais investimentos em Porto Velho

Economia de mais de R$ 368 milhões em licitações garante mais investimentos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Contratos, Convênios e Licitações (SMCL), garantiu, em 2025, uma economia superior a

Reforma Tributária e os pequenos negócios

Reforma Tributária e os pequenos negócios

A Reforma Tributária do Consumo começa a sair do papel a partir de 2026 e vai mudar, de forma gradual, a maneira como os impostos sobre produtos e s

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)