Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Fecomércio completa 36 anos de Trabalho em Prol do Desenvolvimento do Estado de Rondônia

O Presidente da Fecomércio/RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araújo Coelho fez um agradecimento especial aos Sindicatos Filiados, Empresários, Parceiros e Colaboradores


Fecomércio completa 36 anos de Trabalho em Prol do Desenvolvimento do Estado de Rondônia - Gente de Opinião

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - Fecomércio/RO completa 36 anos de fundação nesta quinta-feira (28). São quase quatro décadas de luta e trabalho em prol do desenvolvimento do estado.

A Fecomércio é filiada à Confederação Nacional do Comércio – CNC, integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical (Sicomércio) e reúne 12 sindicatos patronais. É responsável por administrar no estado o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), proporcionando aos empregados e familiares do comércio de Bens, Serviços e Turismo, assistência necessária para uma melhor qualidade de vida nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer, além de cursos profissionalizantes, formando mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

Foram inúmeras defesas e conquistas ao longo desses anos, mas, podemos destacar algumas, como a defesa para melhoria da malha aérea de Rondônia, por meio do Conselho Empresarial de Turismo – Conetur, com a instalação do Sistema Elo – conectores de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto de Porto Velho, a articulação entre o governo do estado e companhias aéreas para a redução da alíquota de ICMS sobre combustível de aeronaves, além do pedido ao Governo Federal para regulamentação da Lei 13.097 do Programa de Desenvolvimento Aéreo Regional – PDAR e o alfandegamento do aeroporto da capital para passageiros e cargas.

Outro trabalho significativo da Fecomércio através do Conetur foi a criação do Projeto Porto Velho Sport Fishing, lançado no ano passado em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Porto Velho, Sebrae e demais entidades parceiras.

É possível destacar ainda as conquistas em favor dos empresários e do comércio como o aumento do teto do Simples Estadual que passou de R$1,8 milhão para R$3,6 milhão, a diminuição de tributação de imposto junto à Suframa e a manutenção do veto n°12/2019 ao projeto de lei 732/2017 que regulamenta o sistema e inclusão dos nomes dos consumidores nos cadastros de proteção ao crédito – contra o envio das cartas AR.

A Federação do Comércio trabalha ainda para o crescimento econômico das empresas de Rondônia, para isso oferece vários tipos de serviços como o Repis - Regime Especial de Piso Salarial, Certificado Digital, a Carta de Exclusividade e Certificação de Origem Digital, ferramentas modernas e de alta credibilidade no mercado que dão segurança e praticidade nas operações empresariais.


Raniery Araujo Coelho ao lado do presidente da CNC, Dr. Roberto Tadros.

De acordo com o presidente da Fecomércio/RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coelho, o momento é de comemoração e agradecimento pelo sucesso que a Federação tem obtido ao longo desse tempo. “Comemoramos esses 36 anos agradecendo especialmente o apoio dos nossos sindicatos filiados e empresários, que nos permitem representá-los diariamente em todas as esferas. Agradecemos também a todos os nossos colaboradores e aos nossos parceiros que acreditam no trabalho desta Federação. Nossa luta é e vai continuar sendo para o fortalecimento do nosso comércio e desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Raniery Coelho.

 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Setor produtivo de Rondônia aguarda manifestação positiva do governo quanto redução do ICMS

Setor produtivo de Rondônia aguarda manifestação positiva do governo quanto redução do ICMS

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em conjunto com a FAPERON, a APROSOJA, a APRON e o CREA, encaminhou ao governador Marcos R

Essa é para Restaurantes: conheçam o PAT e vendam muito mais

Essa é para Restaurantes: conheçam o PAT e vendam muito mais

A Coluna Simpi desta semana faz um alerta importante para empresários do setor de alimentação, especialmente donos de restaurantes, lanchonetes e pa

Rondônia mantém uma das menores taxas de desemprego do Brasil com políticas de empregabilidade

Rondônia mantém uma das menores taxas de desemprego do Brasil com políticas de empregabilidade

Aos 25 anos, Isabel Alves Rodrigues comemora o primeiro emprego como operadora de caixa após ser atendida no Sistema Nacional de Emprego em Rondônia (

Dia do Consumidor 2026: Maturidade do Comprador e Integração Digital Impulsionam Expectativa de Alta no Varejo

Dia do Consumidor 2026: Maturidade do Comprador e Integração Digital Impulsionam Expectativa de Alta no Varejo

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, consolidou-se definitivamente como o primeiro grande marco do calendário comercial brasileiro, perde

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)