Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 - 12h14

Aconteceu nesta terça-feira, 21 de outubro, no
auditório da UNOPAR, o seminário “Desmistificando a Reforma Tributária – Um
olhar no futuro”, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, através da
Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia – SEFIN que reuniu empresários,
contadores, profissionais liberais, gestores públicos e representantes de
entidades do setor produtivo em um dia inteiro de palestras e painéis voltados
à compreensão dos impactos e desafios da nova Reforma Tributária.
O evento contou com a participação de especialistas de
todo o país, incluindo auditores fiscais, advogados tributaristas,
representantes de entidades do setor produtivo e gestores públicos, que
apresentaram análises técnicas e discutiram as perspectivas das mudanças trazidas
pela unificação dos tributos e implantação da CBS/IBS.
Entre os temas debatidos estiveram o lado social da reforma, os impactos para empresas e o setor produtivo, o funcionamento do Simples Nacional, a fiscalização dos novos tributos, o contencioso administrativo e os reflexos na gestão pública.

A FACER – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, representada por sua presidente Kelly Naahmara Rodrigues Jorge, que também preside o CMEC Rondônia, e pelo vice-presidente Cícero Noronha, marcou presença em 2 painéis de grande importância, reforçando a relevância do diálogo entre o poder público e o setor empresarial.
“Momentos como este são fundamentais para aproximar as entidades e preparar o empresariado para as transformações que estão por vir. A informação e o conhecimento são ferramentas essenciais para a competitividade e o desenvolvimento econômico de Rondônia”, destacou Kelly Naahmara.
O vice-presidente da FACER, Cícero Noronha, também enfatizou a importância do engajamento coletivo para a construção de um ambiente de negócios mais sólido e transparente.
“Compreender a reforma tributária seus efeitos é essencial para que o setor produtivo possa se adaptar de forma estratégica. A parceria entre o Governo do Estado, por meio da SEFIN, e as entidades empresariais, mostra que Rondônia está preparada para enfrentar esse novo cenário com diálogo e união”, afirmou Noronha.

A SEFIN RO, sob a coordenação do secretário Luís Fernando Pereira da Silva, foi amplamente reconhecida pela organização do evento, que proporcionou um ambiente de troca de experiências e de fortalecimento institucional entre o setor público e privado. A iniciativa também contou com o apoio da FACER, CMEC Rondônia, Fiero, Fecomércio-RO, e do CRC Rondônia.
Ao longo de todo o dia, o seminário reafirmou a importância da integração entre governo, entidades e sociedade civil na construção de uma reforma tributária mais justa e eficiente, que estimule o crescimento econômico e promova segurança jurídica para empreendedores e investidores.
A FACER parabeniza o Governo do Estado de Rondônia através da SEFIN RO e toda sua equipe pela realização do evento e destaca a importância de encontros como este, que fortalecem o conhecimento, promovem o desenvolvimento e consolidam Rondônia como referência em gestão pública e ambiente de negócios no Norte do país.
Galeria de Imagens
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia
Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!
Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)