Porto Velho (RO) sábado, 22 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Empresário amazonense quer instalar beneficiamento de castanha na capital

A empresa atende atualmente o mercado interno e ainda exporta para os Estados Unidos e Europa


Empresário amazonense quer instalar beneficiamento de castanha na capital - Gente de Opinião

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, recebeu na tarde de ontem o empresário Márcio Mota da Cunha, da empresa Jutica Produtos Amazônicos, sediada em Tefé, no Amazonas, uma das maiores da região amazônica que trabalha com processamento de castanhas do Brasil, num sistema de extrativismo sustentável. Do encontro participaram técnicos e especialistas da Semagric, além do vereador Jurandir Bengala.

A empresa processa hoje uma tonelada e meia de castanha, mas tem capacidade para pelo menos três toneladas e meia. Atualmente atende o mercado interno e exporta para os Estados Unidos e Europa. Além da castanha in natura, embalada a vácuo, a Jutica fabrica também azeite de castanha, produto gourmet de alto padrão de qualidade e farinha de castanha.

A reunião aconteceu na sede da Semagric e teve o objetivo de iniciar tratativas no sentido de instalar em Porto Velho uma agro-indústria com capacidade para absorver toda a produção de castanha, hoje em torno de 250 mil sacas ao ano, somente na região de Porto Velho.

O plano inicial envolve a empresa, o município e os produtores de castanha, que teriam participação direta nos lucros através de um Fundo de Desenvolvimento Municipal, além de remuneração justa pelo produto entregue para processamento.

Em nome do prefeito Hildon Chaves, o secretário Luiz Cláudio disse que a proposta do empresário Márcio Cunha é interessante a partir do momento que resgata e valoriza os coletores de castanhas espalhados no entorno de Porto Velho e no interior do Estado, além de que fomenta uma atividade sustentável e que não causa nenhum dano ao meio ambiente.

“Temos aqui uma proposta viável e que precisa ser discutida amplamente, mas vejo com otimismo a possibilidade de uma parceira promissora”, disse Luiz Cláudio da Agricultura.

O empresário Márcio Cunha participa de outras reuniões hoje e já convidou produtores e representes do município para conhecer as instalações e metodologia operacional da Jutica em Tefé, no Amazonas.

Mais Sobre Economia

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

A festa mais popular do planeta está chegando. O carnaval, em 2020, será celebrado no dia 25 de fevereiro e, como em todos os anos, promete entupir as

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sob forte articulação do Sebrae através da realização do projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), o cone sul estabeleceu um grupo

Sebrae promove seminário para profissionais do segmento de beleza

Sebrae promove seminário para profissionais do segmento de beleza

Ocorreu esta semana (18), no auditório do Sebrae em Rolim de Moura, o seminário Encontro de profissionais da beleza “Negócios de Sucesso” com objeti

Brasil abre mercado de 50 bilhões a empresas estrangeiras + Uma nova política ambiental brasileira

Brasil abre mercado de 50 bilhões a empresas estrangeiras + Uma nova política ambiental brasileira

Uma nova política ambiental brasileira Ao completar o primeiro ano de mandato do atual governo federal, o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles afi