Sábado, 1 de fevereiro de 2025 - 08h10

Embora muitos empreendedores optem por
iniciar seus negócios em grandes centros urbanos, acreditando que as oportunidades
estão concentradas nessas áreas, ainda existe um vasto e pouco explorado
potencial em cidades menores. Ao escolher o segmento em que pretende atuar, o
potencial empresário deve considerar a vocação econômica do próprio município.
Para pequenos centros, é importante
analisar ideias que possam driblar a concorrência tradicional, como empresas
familiares consolidadas há muitos anos, problemas de logística devido à falta
de infraestrutura e menor escala de distribuição. Negócios como mercearias, salões
de beleza, vestuários e bares podem se destacar ao oferecer diferenciais
competitivos.
O primeiro passo é observar se a
cidade, apesar de ser pequena, possui uma população flutuante, ou seja, inclui
pessoas que transitam pelo local, mas cuja presença é temporária e não é
contabilizada como parte fixa da população. Muitos municípios pequenos, devido
ao turismo, se tornam grandes centros sazonais, o que abre oportunidades para
negócios como restaurantes, pousadas e serviços de guia turístico. Esses empreendimentos
podem oferecer diferenciais competitivos que permitam também se manterem no
período de baixa visitação.
Muitas pessoas buscam destinos
turísticos para ter uma experiência diferenciada, mesmo em cidades menores.
Nesses casos, demandam um tipo de serviço específico em restaurantes, pousadas
e passeios turísticos, utilizando a cultura local, tradições, sabores e belezas
naturais como praias, cachoeiras, montanhas e florestas.
Para os municípios sem vocação
turística, a população local deve ser o público-alvo, com oferta de soluções
que mantenham um diferencial em relação às empresas tradicionais. Lojas de
conserto de celulares, materiais de construção, lava-rápido e pizzarias são
exemplos de negócios que podem oferecer vantagens competitivas a partir de um
serviço bem prestado, associado às necessidades do dia a dia.
Em ritmo de expansão
No litoral oeste do Ceará, o
empreendedor Rogério Félix Dourado comanda a Cisso’s Acessórios. O pequeno
negócio nasceu em Camocim, município de aproximadamente 65 mil habitantes, há
oito anos. Logo depois, ele abriu a segunda loja em Granja, município um pouco
menor, localizado a 27 km. O empreendimento se destaca na região com a venda de
diversos produtos, entre eles, eletrônicos, acessórios para celular e garrafas
térmicas personalizadas, sendo 85% comprados diretamente em São Paulo.
Para empreender em cidades pequenas, é
essencial se preparar bem para atrair a clientela. Em muitos casos, os
consumidores preferem comprar na loja de amigos e conhecidos, o que torna
essencial conquistar a preferência do público desde o início. Com faturamento
positivo ano após ano, Rogério planeja abrir mais duas lojas em municípios
próximos, sendo uma em Preá, próximo de Jericoacoara, e outra em Acaraú. Preá,
por exemplo, tem crescido significativamente nos últimos anos devido ao
turismo.
De olho nas oportunidades
Se tornar fornecedor de grandes
empresas instaladas em municípios menores também é uma opção para fazer o
negócio crescer nessas localidades. Ser um fornecedor fidelizado permite
adquirir muito conhecimento, o que coloca o empreendedor à frente dos demais
concorrentes. Além disso, é essencial compreender que a solução oferecida pela
empresa deve atender plenamente às expectativas do cliente.
Inovar é um diferencial competitivo
importante. Pequenos negócios podem combinar modelos tradicionais com conceitos
de vanguarda, como barbearias que oferecem mini serviços de spa, padarias com
produtos para pessoas com restrições alimentares e food trucks com molhos exclusivos.
Confira abaixo ideias de negócios com
potencial em municípios pequenos:
Para atender à população local:
Para atender à população flutuante:
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