Quinta-feira, 17 de novembro de 2022 - 18h30

O Governo de Rondônia recepcionou na manhã desta quinta-feira (17), o conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos, Glenn Fedzer, acompanhado do assessor Alessandro Shimabukuro e do conselheiro adjunto da Seção Política, Joshua Rubin. Os norte-americanos sinalizaram o interesse de conhecer como a combinação de proteção ao meio ambiente e desenvolvimento econômico está funcionando em Rondônia.
O governador em exercício, José Jodan destacou o compromisso de Rondônia, grande Estado produtor de alimentos, um gigante do agronegócio no Norte do País, em desenvolver produções sustentáveis, dentro da legalidade ambiental. E pontuou que o Estado está em busca da atualização da Base Cartográfica, em parceria com o Exército. ‘‘Com isso iremos impulsionar a harmonia entre meio ambiente e desenvolvimento econômico, com a definição de áreas produtivas, assim também como delimitação das áreas de conservação dos recursos naturais’’.
O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Avenilson Trindade reforçou que o Estado trabalha em três eixos principais para avançar na economia: infraestrutura, sustentabilidade e inovação. Destacou que Rondônia ocupa uma localização estratégica no centro da América do Sul, tendo duas rotas principais para escoamento da produção: a hidrovia do Rio Madeira e a BR-364, e possui várias frentes de cadeias produtivas interessantes ao mercado internacional, a exemplo do café, algodão, cacau, derivados do leite, soja e peixe.

Estado de Rondônia trabalha em três eixos principais para avançar na economia: infraestrutura, sustentabilidade e inovação
O conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos sinalizou interesse no café de Rondônia, especialmente para ser levado para o Hawai, e revelou o gosto pessoal por algo tipicamente da região: ‘‘O tambaqui é um peixe muito saboroso, gostei muito’’. Rondônia é líder no Brasil, na produção desta espécie, e o terceiro maior produtor de peixes do Brasil. O diretor executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Hueriqui Pereira, também pontuou que o Estado avança na produção de alimentos com consciência ambiental.
Para o conselheiro, Glenn Fedzer, as soluções administrativas do Estado e os produtores rurais são fundamentais na proteção do meio ambiente, pois conhecem a importância de preservar os recursos naturais para que os negócios rurais se desenvolvam. Ao final da reunião, ele enalteceu o perfil econômico e ambiental de Rondônia, declarou estar aberto a novas rodadas de conversas e sinalizou o interesse em estreitar a relação entre os Estados Unidos e Rondônia.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles
No final de outubro de 2025, o advogado Piraci Oliveira apresentou uma análise sobre o cenário tributário e jurídico que se desenha para os dois últ

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia celebrou mais uma importante conquista para o setor produtivo rondoniense:

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro
Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025
No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia — Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)