Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Embaixada dos Estados Unidos busca estreitar relação com Rondônia para fortalecer desenvolvimento econômico sustentável


Embaixada dos Estados Unidos sinaliza interesse em estreitar relação comercial com Rondônia - Gente de Opinião
Embaixada dos Estados Unidos sinaliza interesse em estreitar relação comercial com Rondônia

O Governo de Rondônia recepcionou na manhã desta quinta-feira (17), o conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos, Glenn Fedzer, acompanhado do assessor Alessandro Shimabukuro e do conselheiro adjunto da Seção Política, Joshua Rubin. Os norte-americanos sinalizaram o interesse de conhecer como a combinação de proteção ao meio ambiente e desenvolvimento econômico está funcionando em Rondônia.

O governador em exercício, José Jodan destacou o compromisso de Rondônia, grande Estado produtor de alimentos, um gigante do agronegócio no Norte do País, em desenvolver produções sustentáveis, dentro da legalidade ambiental. E pontuou que o Estado está em busca da atualização da Base Cartográfica, em parceria com o Exército. ‘‘Com isso iremos impulsionar a harmonia entre meio ambiente e desenvolvimento econômico, com a definição de áreas produtivas, assim também como delimitação das áreas de conservação dos recursos naturais’’.

O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Avenilson Trindade reforçou que o Estado trabalha em três eixos principais para avançar na economia: infraestrutura, sustentabilidade e inovação. Destacou que Rondônia ocupa uma localização estratégica no centro da América do Sul, tendo duas rotas principais para escoamento da produção: a hidrovia do Rio Madeira e a BR-364, e possui várias frentes de cadeias produtivas interessantes ao mercado internacional, a exemplo do café, algodão, cacau, derivados do leite, soja e peixe.

Estado de Rondônia trabalha em três eixos principais para avançar na economia: infraestrutura, sustentabilidade e inovação

O conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos sinalizou interesse no café de Rondônia, especialmente para ser levado para o Hawai, e revelou o gosto pessoal por algo tipicamente da região: ‘‘O tambaqui é um peixe  muito saboroso, gostei muito’’. Rondônia é líder no Brasil, na produção desta espécie, e o terceiro maior produtor de peixes do Brasil. O diretor executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Hueriqui Pereira, também pontuou que o Estado avança na produção de alimentos com consciência ambiental.

Para o conselheiro, Glenn Fedzer, as soluções administrativas do Estado e os produtores rurais são fundamentais na proteção do meio ambiente, pois conhecem a importância de preservar os recursos naturais para que os negócios rurais se desenvolvam. Ao final da reunião, ele enalteceu o perfil econômico e ambiental de Rondônia, declarou estar aberto a novas rodadas de conversas e sinalizou o interesse em estreitar a relação entre os Estados Unidos e Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STJ decide: Exportação MPE’s só pagam taxa previstas no Simples

STJ decide: Exportação MPE’s só pagam taxa previstas no Simples

Uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu um marco importante para o ambiente jurídico das micro e pequenas empresas bra

Unidas pelo empreendedorismo: mães e filhas lideram 60% da Venda Direta no Brasil

Unidas pelo empreendedorismo: mães e filhas lideram 60% da Venda Direta no Brasil

A ascensão feminina no mundo dos negócios no Brasil é notável: 60% dos empreendedores de Venda Direta são liderados por mulheres, segundo a Associaç

Prazo para Declaração Anual do MEI termina este mês. Tire suas dúvidas

Prazo para Declaração Anual do MEI termina este mês. Tire suas dúvidas

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) termina no dia 30 de maio, enquanto a Declaração Anual do Simples Naci

A prefeitura Municipal de Porto Velho inicia construção de sua Lei de Inovação com apoio do Sebrae

A prefeitura Municipal de Porto Velho inicia construção de sua Lei de Inovação com apoio do Sebrae

Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios e fomentar o desenvolvimento tecnológico local, o município de Porto Velho deu início ao process

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)