Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020 - 11h16

Em visita protocolar durante a semana (13), o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias, que também é presidente da Faperon (Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia), reuniu-se com o recém empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto. O diretor Superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, participou da reunião.
Na pauta, estavam votos de profícua gestão à nova administração da corte de contas e a disponibilização do Sebrae para atuar em parceria com o Tribunal, especialmente no que se refere aos municípios de Rondônia, além da apresentação das atividades desenvolvidas pelo agente de desenvolvimento e apoio aos Pequenos Negócios durante o ano de 2019.
O Sebrae e o TCE vêm atuando há algum tempo em parceira auxiliando especialmente os municípios, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico nos territórios. O Programa de Governança e Modernização das Fazendas Municipais, desenvolvido pelo conselheiro professor Benedito Antônio Alves é uma importante ferramenta, que já está virando referência em todo o país e visa a otimização das receitas municipais. As orientações e o desenvolvimento de planos estratégicos cuidadosamente elaborados pela equipe técnica do Tribunal, mostra um outro viés da corte, muito mais colaborativo e atuante.
Além disso, o desenvolvimento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem por objetivo a simplificação de processos e a desburocratização da máquina pública, é um desafio em que as duas instituições participam. O Tribunal é parceiro de primeira hora também na atuação do Sebrae nos projetos de Educação Empreendedora, combatendo evasão escolar, proporcionando melhores condições estruturais das redes municipais de ensino e concorrendo para uma melhoria qualitativa nos índices oficias da educação pública. O TCE tem trabalhado com o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz) e o Projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) do Sebrae tem no TCE/Profaz um de seus maiores parceiros, que participam dos grupos de discussão desde 2018. Um dos objetivos da iniciativa é também o desenvolvimento de lideranças regionais para elaboração de planos de desenvolvimento, baseados nas vocações territoriais de cada grupo.
Os dirigentes do Sebrae apresentaram as ações desenvolvidas e reforçaram os pedidos de continuidade na atuação em conjunto das duas entidades: “Viemos desejar sucesso ao presidente em sua gestão, além de colocar o Sebrae à disposição do Tribunal para novas missões que surgirão em 2020, como a implantação da Educação Empreendedora também para o ensino médio, em atuação com o governo do estado”, disse Hélio Dias.
Durante a reunião, foi abordada a possibilidade de algumas agendas em comum para a continuidade das ações durante o ano. Participaram da reunião o conselheiro Wilber Coimbra e o coordenador do Profaz, Marc Reis.
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia
Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!
Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)