Sexta-feira, 6 de junho de 2025 - 08h45

A Federação do Comércio
de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) realizou uma
sondagem entre os dias 2 e 3 de junho com 140 entrevistados. A pesquisa aponta
uma expectativa de crescimento de 8,2% nas vendas do comércio para o Dia dos
Namorados em Rondônia. Embora o número não represente um grande avanço, o
crescimento é considerado positivo diante do atual cenário econômico, marcado
por alto endividamento das famílias e crédito mais caro.
A expectativa é de que
o Dia dos Namorados movimente cerca de R$ 87,5 milhões em todo o estado, com um
ticket médio de R$ 129,15 — o maior desde 2019, o que representa um aumento de
5% em relação ao ano passado.
Os itens mais
procurados são:
Roupas (34%)
Perfumes, cosméticos e
maquiagem (31%)
Calçados (24%)
Jantar a dois (20%)
Chocolates (17%)
Além disso, 10% dos
entrevistados citaram aparelhos tecnológicos como opção de presente, com
destaque para celulares.
Para o presidente da
Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho, “considerando as incertezas econômicas e
o nível de endividamento das famílias, os gastos com o Dia dos Namorados
reforçam o apelo emocional da data e demonstram que a economia vem se
consolidando no período pós-pandemia.”
Raniery Coelho também
destacou o esforço conjunto entre empresários e o Governo de Rondônia para
fomentar as vendas e oferecer serviços de qualidade aos consumidores. Ele citou
iniciativas como a plataforma “Rondônia Tem Tudo”, do Governo Estadual, e a
campanha “Compre Aqui”, promovida pela Fecomércio-RO.
Segundo ele, “ambos os
programas não apenas impulsionam as vendas, mas reforçam a importância de
valorizar o comércio local, contribuindo para o crescimento econômico e a
sustentabilidade das pequenas empresas”.
Campanha “Compre Aqui”
A campanha “Compre
Aqui”, desenvolvida pela Fecomércio e seus Sindicatos Empresariais, desempenha
um papel estratégico no fortalecimento do comércio local durante o Dia dos
Namorados. A ação incentiva os consumidores a adquirirem presentes em
estabelecimentos da sua cidade, movimentando a economia regional e oferecendo
vantagens como descontos e promoções especiais.
Plataforma “Rondônia Tem Tudo”
Já o programa “Rondônia
Tem Tudo” facilita o acesso dos consumidores a produtos e serviços de
empreendedores locais, especialmente nas áreas de alimentação, vestuário e
artesanato. Durante o Dia dos Namorados, a plataforma se torna uma aliada
importante para quem busca presentes personalizados e exclusivos, ao mesmo
tempo em que apoia o desenvolvimento do empreendedorismo regional.
Cenário Nacional
No cenário nacional, a
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil) divulgaram uma pesquisa que aponta uma leve redução no
número de consumidores que pretendem comprar presentes este ano, em comparação
com 2024.
Dicas para celebrar a data
As comemorações mais
desejadas incluem:
Jantar especial em casa
ou no restaurante
Jantar à luz de velas
ou com música ao vivo
Passeios românticos,
piqueniques ao ar livre
Viagens curtas ou
escapadas de fim de semana
O importante é celebrar
o amor da forma que mais combina com o casal!
Origem da data
Embora em diversos
países o Dia dos Namorados seja celebrado em 14 de fevereiro (Valentine’s Day),
no Brasil a data foi criada pelo publicitário João Doria, em 1948, com o
objetivo de aquecer as vendas do comércio em um mês considerado fraco. Assim, o
dia 12 de junho foi escolhido por anteceder o Dia de Santo Antônio, conhecido
como o “santo casamenteiro”, celebrado em 13 de junho.
De origem comercial, a
data se consolidou no Brasil como a sexta mais importante para o varejo, e
também como uma ocasião especial para casais celebrarem o
amor de forma única.
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