Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Dia dos Namorados aquece as vendas do comércio Estimativa aponta crescimento de 8,2% nas vendas em Rondônia


Dia dos Namorados aquece as vendas do comércio Estimativa aponta crescimento de 8,2% nas vendas em Rondônia - Gente de Opinião

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) realizou uma sondagem entre os dias 2 e 3 de junho com 140 entrevistados. A pesquisa aponta uma expectativa de crescimento de 8,2% nas vendas do comércio para o Dia dos Namorados em Rondônia. Embora o número não represente um grande avanço, o crescimento é considerado positivo diante do atual cenário econômico, marcado por alto endividamento das famílias e crédito mais caro.

A expectativa é de que o Dia dos Namorados movimente cerca de R$ 87,5 milhões em todo o estado, com um ticket médio de R$ 129,15 — o maior desde 2019, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano passado.

Os itens mais procurados são:

Roupas (34%)

Perfumes, cosméticos e maquiagem (31%)

Calçados (24%)

Jantar a dois (20%)

Chocolates (17%)

Além disso, 10% dos entrevistados citaram aparelhos tecnológicos como opção de presente, com destaque para celulares.

Para o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho, “considerando as incertezas econômicas e o nível de endividamento das famílias, os gastos com o Dia dos Namorados reforçam o apelo emocional da data e demonstram que a economia vem se consolidando no período pós-pandemia.”

Raniery Coelho também destacou o esforço conjunto entre empresários e o Governo de Rondônia para fomentar as vendas e oferecer serviços de qualidade aos consumidores. Ele citou iniciativas como a plataforma “Rondônia Tem Tudo”, do Governo Estadual, e a campanha “Compre Aqui”, promovida pela Fecomércio-RO.

Segundo ele, “ambos os programas não apenas impulsionam as vendas, mas reforçam a importância de valorizar o comércio local, contribuindo para o crescimento econômico e a sustentabilidade das pequenas empresas”.

Campanha “Compre Aqui”

A campanha “Compre Aqui”, desenvolvida pela Fecomércio e seus Sindicatos Empresariais, desempenha um papel estratégico no fortalecimento do comércio local durante o Dia dos Namorados. A ação incentiva os consumidores a adquirirem presentes em estabelecimentos da sua cidade, movimentando a economia regional e oferecendo vantagens como descontos e promoções especiais.

Plataforma “Rondônia Tem Tudo”

Já o programa “Rondônia Tem Tudo” facilita o acesso dos consumidores a produtos e serviços de empreendedores locais, especialmente nas áreas de alimentação, vestuário e artesanato. Durante o Dia dos Namorados, a plataforma se torna uma aliada importante para quem busca presentes personalizados e exclusivos, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento do empreendedorismo regional.

Cenário Nacional

No cenário nacional, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgaram uma pesquisa que aponta uma leve redução no número de consumidores que pretendem comprar presentes este ano, em comparação com 2024.

Dicas para celebrar a data

As comemorações mais desejadas incluem:

Jantar especial em casa ou no restaurante

Jantar à luz de velas ou com música ao vivo

Passeios românticos, piqueniques ao ar livre

Viagens curtas ou escapadas de fim de semana

O importante é celebrar o amor da forma que mais combina com o casal!

Origem da data

Embora em diversos países o Dia dos Namorados seja celebrado em 14 de fevereiro (Valentine’s Day), no Brasil a data foi criada pelo publicitário João Doria, em 1948, com o objetivo de aquecer as vendas do comércio em um mês considerado fraco. Assim, o dia 12 de junho foi escolhido por anteceder o Dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”, celebrado em 13 de junho.

De origem comercial, a data se consolidou no Brasil como a sexta mais importante para o varejo, e também como uma ocasião especial para casais celebrarem o amor de forma única.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Autônomos no CPF devem sentir pressão por nota fiscal já a partir de janeiro de 2026. O trabalho “no CPF” deve enfrentar uma mudança prática importa

Refis 2026 começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros

Refis 2026 começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros

Com o objetivo de oferecer aos moradores uma oportunidade de regularizar dívidas com o município, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que, a partir d

FACER participa da 3ª Reunião do Comitê de Comércio Exterior do Estado de Rondônia

FACER participa da 3ª Reunião do Comitê de Comércio Exterior do Estado de Rondônia

Na manhã desta quarta-feira (10), o vice-presidente da FACER, Sr. Cícero Noronha e o Diretor de Finanças, Sr. Ednilso de Oliveira representaram a FA

Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI

Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI

Tem sido veiculado em diferentes meios de comunicação, incluindo televisão, rádio e redes sociais, a informação de que toda a receita recebida por u

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)